Brasil

A quarta fase do Open Banking dá start ao Open Finance, mas você sabe o que isso significa?

Julián Colombo explica o que é o sistema financeiro aberto e quais serão seus impac...

16 dez 21 - 12h17 Luiz Felipe Max
A quarta fase do Open Banking dá start ao Open Finance, mas você sabe o que isso significa?

 A quarta fase do Open Banking está prevista para ter início no próximo dia 15, quando as instituições participantes deverão tornar públicas as informações sobre os produtos e serviços que disponibilizam relacionados ao escopo divulgado. Esta etapa marca uma nova era do sistema financeiro e dá início ao Open  Finance, uma vez que ela abrange também dados sobre câmbio, serviço de credenciamento, investimento, seguros e previdência. Para esclarecer melhor sobre essa questão, Julián Colombo, CEO da N5, empresa de software para Fintechs, Bancos e Seguradoras, fala um pouco mais sobre o assunto. 

O Open Finance faz parte de um movimento regulatório que visa dar maior poder ao utilizador de serviços financeiros por meio de um princípio simples: reconhecê-lo como o proprietário dos seus próprios dados. Nascido em 2015, na Europa, seu conceito indica muito mais do que o sistema bancário aberto. Ele se estende à transformação de todas as verticais do ecossistema financeiro, incluindo dados sobre câmbio, serviço de credenciamento, investimento, seguros e previdência. 

Supervisionada pelo Branco Central, o Open Banking e Open Finance tem como objetivo trazer inovações ao sistema financeiro nacional, possibilitando o desenvolvimento de novas soluções, promovendo maior concorrência e melhoria na qualidade de produtos e serviços oferecidos para a sociedade e na experiência do usuário. “Com a inovação, teremos um encontro de segmentos, que hoje não se conversam, mas que passarão a interagir entre si, e isso cria um novo mundo de possibilidades e cheios de benefícios para todos os envolvidos. A população poderá ter acesso a melhores ofertas de produtos e serviços, além da inclusão de milhares de pessoas no sistema financeiro. Já as empresas poderão expandir seu portfólio com avaliações mais precisas do público que pretende atingir, contribuindo para o aumento da concorrência do mercado”, explica Julián.  

Fases do Open Banking até chegar ao Open Finance

    Primeira fase - fevereiro de 2021: Essa etapa mais burocrática consistia no compartilhamento de dados entre as instituições financeiras participantes;

    Segunda fase - agosto de 2021: Começou seu impacto no dia a dia do consumidor, dando a ele a possibilidade de compartilhar seus dados relacionados a serviços bancários como: nome; CPF/CNPJ; endereço, conta, crédito e cartões;

    Terceira fase - outubro de 2021: Integração de serviços com o início de transação de pagamentos. Os usuários foram contemplados com a possibilidade de realizar pagamentos e transferências via Pix por canais que não necessariamente são de seu banco;

    Quarta fase - dezembro de 2021: Agora, o escopo de dados a serem compartilhados se amplia para além de dados bancários tradicionais, incluindo informações mais abrangentes como seguros, previdências, câmbio e investimentos, por exemplo.

É exatamente esta inclusão em outros serviços e segmentos que caracteriza o começo do Open Finance, ou sistema financeiro aberto. Ou seja, um projeto complementar ao Open Banking, que abrange melhorias e compartilhamento de dados em todo o sistema financeiro.  Para Julian, este movimento está trazendo a chave que abre as portas para um novo mundo. “Se antes as instituições não tinham acesso a informações importantes para melhor análise e oferta de produtos e serviços, agora poderão expandir seu portfólio, entregando melhores propostas de valor aos seus clientes. Além disso, estimula a concorrência e criação de novas soluções, beneficiando todo o sistema com inovação e transparência”, finaliza.

Via: Assessoria VCRPBrasil - Foto: Reprodução Internet


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.