Brasil

Irrigação é pilar importante no sucesso da ILP

Utilizando os pivôs, produtor dobrou a produtividade das lavouras e aumentou o ganh...

17 jan 22 - 06h59 Redação SOT
Irrigação é pilar importante no sucesso da ILP

Risco é algo comum na rotina de qualquer produtor rural. Como a fazenda é uma fábrica a céu aberto, é preciso contar com as boas condições do clima ao longo da safra, comprar insumos com preço certo e ainda torcer para o mercado estar aquecido no ato da venda da produção. Para não precisar contar com a sorte ou com essa combinação de fatores, a solução para as fazendas é diversificar seus cultivos. Com essa estratégia que nos últimos anos o produtor e engenheiro mecânico, Henrique Osório Dornelles, tem se destacado e passou a ser mais eficiente na mesma área com a implementação da integração lavoura-pecuária (ILP).

Administrador de duas fazendas no município de Alegrete/RS, que juntas somam 3.000 hectares, após alguns anos trabalhando em São Paulo, Dornelles resolveu retornar a sua cidade natal para ajudar o seu pai. “Nós tínhamos uma pecuária extensiva e uma lavoura de arroz em 180 hectares. Quando retornei, aumentamos a área, chegamos a plantar 1.000 hectares do cereal e seguimos com a pecuária extensiva”, destacou o produtor.

Focados na boa gestão e resultados, eles apostaram no investimento em sistema de irrigação para poderem ampliar o leque de culturas produzidas. Adquiriram os primeiros pivôs, da marca Zimmatic by Lindsay que possibilitaram o cultivo de soja.  Os pivôs na verdade foram planejados para uma intensificação da pecuária, entretanto a soja se valorizou de uma maneira e óbvio que ela ocupou com o tempo a área total irrigada, por um período considerável. Mas ao mesmo tempo, a pecuária foi sendo intensificada nessas áreas de irrigação e passamos a fazer rotação com soja nas pastagens”, acrescentou.

Com a irrigação, a média por hectare no cultivo de soja atingiu na última safra 70 sacas por hectare, enquanto na área não irrigada a produção foi de 35 sc/ha. Segundo o produtor, o sistema de irrigação proporcionou à fazenda maior segurança nos negócios. “Começamos a intensificar ainda mais a pecuária e possuímos ainda a ambição aumentar a área irrigada que hoje é de 220 hectares em pelo menos 50% nos próximos dois anos e dobrar o espaço em no máximo 5 anos”, diz o produtor.

Caixa mais seguro - Com incremento de produtividade nas áreas irrigadas e o sistema de ILP muito bem consolidado, a fazenda aumentou consideravelmente o seu faturamento. Além disso, o fluxo de caixa ficou mais constante e estável, bem diferente do cenário de alguns anos. “Somente com o cultivo de arroz, por exemplo, o nosso faturamento era bom, entretanto, é uma cultura muito pontual, e o gráfico era sempre fortes altos e fortes baixos”, relembrou Dornelles.

Com a entrada da soja e com a pecuária mais intensiva, de fato a propriedade conseguiu estabilizar a curva do faturamento, do negócio de forma geral. Desta forma, os ganhos com as lavouras e com a pecuária também subiram. Hoje a fazenda tem um rebanho com giro médio de 2.000 mil cabeças, com foco na pecuária de corte

Evidentemente que uma produção mais intensiva eleva sobre tudo a necessidade de caixa, por isso é preciso ter uma boa gestão. Afinal, é preciso produzir mais pasto, mais comida, com o objetivo de manter a curva de ganho de peso dos animais bem sempre crescente. “A estratégia na pecuária é semelhante à lavoura, tem que ter um forte planejamento, com bastante antecedência. É nisso que temos apostado e tem dado muito certo”, finalizou o administrador.

Via: Assessoria Lindsay - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.