Descobrimos em Santa Tereza do Oeste: Dois irmãos moram há mais de 70 anos na mesma propriedade
Seu Elio é testemunha viva sobre a abertura da primeira estrada que hoje se chama BR-277.
As mãos calejadas mostram bem o esforço que fizeram ao longo dos anos. Esse é o seu Elio Alves, um produtor rural que chegou a Santa Tereza do Oeste ainda criança (08 anos).
Elio e o irmão Élson, representam hoje o pouco que se tem sobre a história viva do Oeste paranaense. Afinal, há quase 80 anos sempre na mesma propriedade, eles acompanharam aqui o fim do ciclo da erva mante, presenciaram todo o ciclo da madeira e mais tarde a implantação do ciclo da soja, que segue até os dias atuais.
Seu Elio é testemunha viva sobre a abertura da primeira estrada que hoje se chama BR-277. Eles acompanharam nesta mesma propriedade toda a movimentação do famoso golpe militar em 64. A redemocratização, a promulgação da constituição brasileira e tantas outras histórias. Passar com eles uma tarde é mergulhar profundamente na história de Santa Tereza do Oeste.
A família do Élio chegou no Oeste no fim dos anos 40 e tudo ao redor era uma paisagem única formada pelo sertão que anos mais tarde seria devastado pelo ciclo da madeira. Elio tinha oito anos e conta que os pais vinham de presidente prudente, em são Paulo, mas ao chegar na nova moradia, Elio, um menino franzino, levou ficou desapontado com o que viu. Nessa época presidente prudente já era a localidade bastante avançada.
Elio se adaptou logo ao novo estilo de vida e pegou amor pela nova casa. Anos mais tarde ele viu o nascimento do Élson um irmãozinho que chegaria para alegrar a vida de todo mundo.
Os dois nunca se separaram, e conforme cresciam também acompanharam a transformação ao redor. Eles viram a construção tanto de Santa Tereza do Oeste quanto a Cascavel.
O tempo passou e hoje 70 anos depois seu Élio continua morando no mesmo lugar. Os dois são aqueles irmãos inseparáveis. Até no casamento foram criteriosos.
Hoje o Élson tem uma posição bem firme sobre a sua vida pessoal. Mas mudar daqui, não está nos seus planos. Sair daqui nem pensar