MP pede que Paranhos pare de usar as redes sociais da Prefeitura para promoção pessoal
A recomendação administrativa ocorreu em função de um inquérito civil gerado a partir de uma denúncia...
O Ministério Público de Cascavel, através do promotor Sergio Ricardo Cezaro Machado, expediu há poucos dias, uma recomendação administrativa ao prefeito Leonaldo Paranhos para que ele não use nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos na publicidade do município.
A mesma recomendação também observa que Paranhos deve abster-se de divulgar em redes sociais institucionais com conotação publicitária e passíveis de caracterização de promoção pessoal da figura do Prefeito, de modo a não constar qualquer alusão ao nome ou à pessoa do chefe do Poder Executivo ou à pessoa de qualquer outro membro da Administração Pública municipal.
O promotor solicita ainda que o prefeito Paranhos se abstenha de realizar "lives" com agentes políticos em primeira pessoa nas redes sociais institucionais do Município de Cascavel, a fim de garantir a impessoalidade na transmissão da informação.
A recomendação administrativa ocorreu em função de um inquérito civil gerado a partir de uma denúncia feita pelo ex-secretário Wanderley Faust, que tramita na promotoria para apurar eventual ato de improbidade administrativa por suposta promoção pessoal do prefeito.
Emitida no dia 6 de maio, o Ministério Público dá prazo de 60 dias para que o prefeito se manifeste se vai cumprir a recomendação ou apresentar justificativa para o não cumprimento.
Impulsionamento
O caso veio atona na ultima semana, após o Jornal Preto no Branco denunciar que a Prefeitura fez justamente o contrário à recomendação administrativa do Ministério Público, patrocinando o impulsionamento do conteúdo de um vídeo com imagens e narrado pelo próprio prefeito Paranhos na conta do município no Facebook. A denúncia gerou um pedido de informações protocolado pelo vereador Fernando Hallberg.
O mesmo vereador também está solicitando à Prefeitura para que informe detalhes sobre a contratação de disparos de mensagens via whatsapp e messenger, na qual o município teria gasto a quantia de R$ 24.850,00.