Monday, 07 de April de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco

Brasil

Dicas: Confira cinco passos para montar seu planejamento financeiro em 2022

Renegociar dívidas, aproveitando campanhas como a Desendivida, pode aumentar espaço no orçamento para investir...

Dicas: Confira cinco passos para montar seu planejamento financeiro em 2022

Planejar os próximos passos pode ser um importante incentivo para tirar metas e sonhos do papel e, na vida financeira, essa regra é ainda mais válida. Nestes primeiros meses do ano, marcado por despesas típicas do período, ter uma reserva financeira de emergência se torna ainda mais essencial, destaca John Liu, diretor de Investimentos da Santander Seguros e Previdência. “Planejar bem o orçamento, saber quanto se gasta e quais são as despesas que podem ser cortadas ou reduzidas, bem como qual a parcela da renda disponível, são exercícios fundamentais para iniciar a acumulação de recursos “, diz Liu.

Um bom planejamento financeiro também passa pelo cálculo do peso das dívidas no orçamento, que, segundo o Banco Central, atingiu o patamar de 49,7% da renda anual dos brasileiros em setembro de 2021 (último dado disponível). Este é o nível mais alto da série, iniciada em 2005. Para reduzir o comprometimento da renda com empréstimos e financiamentos e aumentar a capacidade de investir, aproveitar iniciativas como a Desendivida, do Santander, pode fazer a diferença, observa o diretor de Investimentos.

Confira dicas de John Liu para planejar financeiramente o seu 2022:

Orçamento anual: faça o levantamento dos seus possíveis ganhos e despesas no ano, e veja qual a estimativa de dinheiro comprometido e de potencial de reserva. Com um orçamento anual, você tem um controle maior dos gastos e evita cair em “pegadinhas” que podem surgir ao ficar restrito a um olhar de curto prazo (o famoso: “depois eu pago”).

Renegociação de dívidas: avalie entre as dívidas que você possui se há margem para negociação; pode ser um meio para aumentar o seu poder de investimento no ano. Outro ponto importante é avaliar se os gastos com itens do cotidiano podem ser diminuídos, por exemplo: transporte, luz, gás, água (fazer um racionamento é bom para o bolso e para o meio ambiente), avaliar se o pacote de TV por assinatura, internet e celular é o mais adequado, enfim, colocar tudo na ponta do lápis para analisar possíveis economias.

Crie metas: traçar suas metas de conquistas de curto, médio e longo prazos é essencial para manter a fidelidade aos seus investimentos e assim fomentar a disciplina. Veja o que é possível atingir em um curto espaço de tempo, mas também não deixe para depois o seu futuro, pois o tempo é um grande aliado para quem tem um olhar de longo prazo.

Reserva financeira de emergência: todos sabemos que precisamos guardar recursos para o futuro, para a nossa aposentadoria e outros objetivos. Mas esse planejamento de nada adianta se não tivermos uma reserva financeira para as situações de emergência, pois assim, em qualquer susto, não retiramos o nosso foco do longo prazo para o dinheiro que é para o amanhã. Além disso, é fundamental realizarmos nossos sonhos, então uma reserva de curto prazo para objetivos como viagens, um curso, compra de um eletrodoméstico, troca do carro, são essenciais para usarmos também o dinheiro para o que tanto esperamos.

Para o futuro: pesquise instituições sólidas e confiáveis e avalie contratar uma previdência privada. Ela pode ser um caminho benéfico, já que conta com vantagens tributárias, incentiva a disciplina (pelos aportes mensais) e oferece a oportunidade de diversificar o investimento de acordo com o seu perfil, momento de vida e objetivo.  E na previdência, no momento de usar o dinheiro, você conta com diferentes opções, aderentes à forma em que você deseja realizar seus sonhos.

Via: Assessoria Santander Sul - Foto: Divulgação

Publicidade

Tags:

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade