sábado, 19 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Paraná

Temperaturas contraditórias entre o Simepar e os termômetros. Afinal qual é a explicação?

Meteorologista explica que o Simepar segue um padrão internacional de aferição que leva em conta os locais onde as pessoas passam mais tempo..

A população do Paraná parece nunca ter dado tanta atenção ao termômetro como nestes últimos dias. É que neste período está sendo registrado intenso calorão, com predominância de sol forte e poucas nuvens. Quase sempre os valores marcados nesses instrumentos são motivos de espanto. O calor é tão intenso que chega a derreter até caixas d´água, principalmente as que são fabricadas em polietileno.

Mas um detalhe chama bastante atenção em tudo isso. É que algumas pessoas ficam sem compreender a diferença que há entre os termômetros domésticos e os números divulgados pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Por exemplo, em Capanema, Sudoeste do estado, os termômetros marcaram 46 graus. O caso foi registrado no dia 18 de janeiro, às 16h30. Porém o Simepar informou que a maior temperatura para Capanema foi de apenas 40,1 graus.

A informação deixou muita gente sem entender nada. Aliás, ao longo da semana chegou a ser publicada uma matéria jornalística na Agência Estadual de Notícias, com números que contrastam bastante com as fotos que vem sendo publicadas por internautas. A contradição dos números leva a questionamentos: Afinal quem está falando realmente a verdade. A resposta pode ser, os dois. Sim os dois podem estar falando a verdade!  

Nossa equipe de reportagem procurou o Simepar e conversou diretamente com um meteorologista. Reinaldo Omar Knei, explicou que o Simepar segue uma regra mundial e procura refletir o ambiente onde as pessoas passam mais tempo. Já os termômetros de rua, ficam expostos ao sol. “Normalmente esses termômetros de rua ficam dentro de uma caixa preta, que absorve todo o calor e podem refletir uma ligeira diferença, mas a gente não sabe como é feita essa calibração”, explicou.

É natural, segundo ele, que haja esta variação. O meteorologista disse também essa mesma prática é utilizada em períodos frios. “Mantemos aquela proposta de medir a temperatura em ambientes onde as pessoas passam mais tempo.  Por isso a estação meteorológica leva em conta alguns detalhes importantes”, comentou.

Mas afinal, qual é a temperatura que vale? As duas tem valor, depende apenas do objetivo da medição. Porém, para medir a temperatura normal há um padrão internacional que leva em conta uma série de critérios. Esses critérios são observados rigorosamente dentro das estações meteorológicas. 

Via: Redação SOT/Carlos Zafari/Jornal ABC - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.