02 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Câmara propõe selo ‘Amigo do Turismo’ para incentivar turismo e geração de renda

O selo tem como finalidade reconhecer as pessoas jurídicas ou proprietários de propriedades rurais que desenvolvam o turismo urbano e rural...

Câmara propõe selo ‘Amigo do Turismo’ para incentivar turismo e geração de renda

Foi aprovado nesta segunda-feira (14) o Projeto de Lei nº 100 de 2021 que institui o selo “Amigo do Turismo”. A proposta é dos vereadores da Comissão de Turismo da Câmara, Edson Souza (MDB), Cidão da Telepar (PSB) e Tiago Almeida (DEM)

O selo tem como finalidade reconhecer as pessoas jurídicas ou proprietários de propriedades rurais que desenvolvam o turismo urbano e rural e que contribuam e desenvolvam projetos de incentivo e fomento do turismo e ecoturismo em Cascavel.

Edson Souza explica que “o projeto foi construído em conjunto com entidades da área, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Cascavel Convention & Visitors Bureaux e Agência de Desenvolvimento Turístico do Oeste do Paraná”. Representantes de todas as entidades acompanharam a votação no plenário hoje. Como exemplificou Kátia Lys, da Adetur Oeste, “o carro-chefe do nosso turismo hoje é o Show Rural, que neste ano trouxe mais de 260 mil visitantes que lotaram a rede hoteleira um mês antes do evento e geraram renda em todos os setores econômicos da cidade”. Ela destacou ainda as diversas iniciativas que têm surgido nos distritos, aliando ecoturismo e cicloturismo com gastronomia, venda de produtos coloniais e hospedagem.

Os requisitos para concessão do selo turístico “Amigo do Turismo” serão regulamentados por meio de ato próprio do Poder Público Municipal. Podem receber o selo os restaurantes, hotéis, agência de viagens receptiva, organizadores de eventos, guias turísticos, casas de eventos, propriedade de turismo rural, parques temáticos, transportadores turísticos, acampamentos turísticos e associação de artesãos. Os premiados podem utilizar o selo "Amigo do Turismo" em promoções e divulgações de ações e seus nomes serão divulgados nos perfis oficiais do município.

Como esclarece o vereador Cidão da Telepar, “é preciso reconhecer as empresas e propriedades rurais instaladas no município de Cascavel que fomentam o turismo e ecoturismo local, de modo a aumentar a cadeia produtiva gerando maiores possibilidades de emprego e renda”.

Para os proponentes, existe um pensamento simplista de que não tem espaço ou público para ações deste tipo no município. “Em contato com pessoas e empresas que trabalham neste ramo verificamos que existe um amplo campo de atuação na área, inclusive na exploração do turismo rural, uma vez que nossa região é contemplada por diversas belezas naturais, porém muito pouco exploradas e divulgadas”, destaca Edson Souza.

Tiago Almeida cita ainda que “a cidade tem a vantagem de ser um entroncamento rodoviário importante, pelo qual passam pessoas de outras regiões do Paraná e outros estados do Brasil”. É possível apontar o turismo de negócio como uma das possibilidades a serem exploradas, pois implica a estadia prolongada de visitantes na cidade, com maior ocupação na rede hoteleira e uso de serviços da cidade.

Por: SOT/Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade