Vereador pede a implementação de ecobarreiras na rede hidrográfica de Cascavel
As ecobarreiras são estruturas flutuantes que ficam na superfície dos rios e córregos e têm como finalidade impedir a passagem de lixo...
Nesta semana, por meio da indicação nº 227/2022, o vereador Tiago Almeida (DEM), solicitou ao Poder Público Municipal que sejam feitos estudos técnicos para a instalação de ecobarreiras na rede hidrográfica de Cascavel. O pedido foi encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente.
As ecobarreiras são estruturas flutuantes que ficam na superfície dos rios e córregos e têm como finalidade impedir a passagem de lixo, funcionando como uma barragem e fazendo a contenção de objetos suspensos no curso da água. As ecobarragens podem ser feitas com material reciclável, como por exemplo de garrafas pet.
"Essa ação amenizará a poluição dos rios e córregos, contribui com o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, uma vez que impede que os materiais sólidos percorram o caminho de rio e parem às margens, além de ser possível utilizar material reciclável para a sua construção, diminuindo o impacto ambiental causado pelo lixo”, destaca Tiago Almeida. O vereador explica ainda que a medida tem um baixo impacto orçamentário, tornando a proposta bastante viável para ser implantada.