Chamamento público da Agricultura Urbana é tema de reunião com entidades
Programa da Agricultura Urbana está implantado nos 12 Territórios, com 86 Unidades Produtivas, beneficiando cerca de 250 famílias ...
Nesta segunda feira (21) foi realizada na sede do Território Cidadão, uma reunião entre os integrantes do programa e representes da ONG Amigos dos Rios, além da Cooperativa de Produção e Comercialização da Reforma Agrária e Agricultura Familiar (COPCRAF).
Em pauta o andamento do programa Agricultura Urbana e o chamamento público que irá acontecer nos próximos dias. O chamamento público será feito para a seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC) para que elas firmem Termo de Cooperação com o Município dando continuidade ao programa e a implantação de novas Unidades Produtivas.
Hoje, o Programa da Agricultura Urbana está implantado nos 12 Territórios, com 86 Unidades Produtivas, beneficiando cerca de 250 famílias em uma área de 77.000 m². Nesses espaços são produzidos alimentos livres de agrotóxicos, que servem para melhorar a alimentação das famílias e ainda ajudar na renda familiar.
“A administração Municipal tem os olhos voltados para as famílias em situação de fragilidade social e alimentar, e o Programa da Agricultura Urbana, tem como objetivo principal a inclusão destas famílias, melhorando sua qualidade alimentar, sua renda, e por consequência a saúde física e mental, pois esses espaços também têm função terapêutica, as atividades são ao ar livre e em contado com a natureza” afirmou, José Luiz Ferreira, Gestor do Programa.
OSCs - As OSCs homologadas no processo de seleção são responsáveis pela mobilização social, cursos preparatórios, implantação e manutenção das Unidades Produtivas, sendo custeadas pelo Município.
As famílias são mobilizadas, recebem o treinamento e passam a trabalhar nas Unidades Produtivas, o Município cede a área, custeia o primeiro preparo do solo e o primeiro plantio, trabalhado para que a partir daí exista a autossuficiência para a continuidade do programa, coordenado pelo Território Cidadão.