Nome mundial do agro dirige curso no Centro Tecnológico de Avicultura
O professor Antonio Mario Penz Junior, diretor Global de Contas Estratégicas da Cargill, foi convidado para falar de um assunto considerado...
Um dos grandes nomes do agronegócio mundial esteve em Cascavel para conduzir o curso A importância da água na avicultura, realizado no Centro Tecnológico de Avicultura, ambiente inaugurado em fevereiro durante o 34º Show Rural Coopavel. O professor Antonio Mario Penz Junior, diretor Global de Contas Estratégicas da Cargill, foi convidado para falar de um assunto considerado dos mais importantes para o bom desempenho da avicultura comercial.
Penz falou sobre reutilização diante da mais grave crise hídrica dos últimos cem anos, da importância fisiológica da água nos processos metabólicos das aves e fez comparativos de desempenho de lotes segundo a qualidade do líquido oferecido nas granjas. O uso de calhas e de cisternas para a captação da água das chuvas está entre os melhores dispositivos, conforme o professor, para a reutilização e para garantir mais segurança aos avicultores principalmente em épocas de forte estiagem. Penz abordou também sobre parâmetros químicos desejáveis para assegurar bons resultados à atividade.
Avicultores e corpo técnico do setor de fomento avícola da Coopavel foram orientados sobre pH, cloração e uso de produtos para estabilizar a água segundo os parâmetros técnicos recomendados. “A temperatura é outro dos fatores indispensáveis nesse negócio. A água não pode estar quente, e sim em uma temperatura agradável que estimule o consumo das aves”, disse Mario Penz, destacando estratégias para o resfriamento do líquido nos aviários. O uso de água de má qualidade derruba o desempenho dos lotes. Por outro lado, observar corretamente as orientações e fornecer água abundante, de qualidade e na temperatura certa, contribuem para conduzir os lotes ao melhor de sua performance.
Na prática - Com 50 anos de experiência profissional, o professor Penz falou também sobre análise de dados, comparativos de sanidade, doenças, ganho de peso e resultados. Os participantes tiveram acesso ainda a ensinamentos práticos, com demonstrações de técnicas simples para a correção do pH e cuidados para a cloração efetiva da água, além de aferições e apresentação de equipamentos. Penz falou do ORP, que faz medições do pH, cloro e temperatura de forma rápida e eficiente.
O Centro Tecnológico de Avicultura passa a ser um ambiente de treinamentos, demonstrações e lançamentos dos mais diferentes equipamentos e inovações para a avicultura, observa o gerente de Fomento Avícola da Coopavel, o médico veterinário Eduardo Leffer. O espaço vai ser utilizado o ano todo para educação continuada, difusão de novos conhecimentos, atualizações e conscientização buscando sempre a melhoria de resultados zootécnicos para a produção de frangos de corte.