sábado, 19 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Brasil

Agência Espacial Brasileira confirma que pedaço de metal encontrado no Paraná é lixo espacial

A confirmação foi feita na terça-feira (31) em um relatório elaborado por técnicos após a análise do item...

A Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou que a peça metálica encontrada em São Mateus do Sul, no sul do Paraná, é lixo espacial. O objeto foi localizado em março deste ano e, segundo pesquisadores, pode ser ser parte do foguete Falcon 9 da SpaceX, do bilionário Elon Musk.

A confirmação foi feita na terça-feira (31) em um relatório elaborado por técnicos após a análise do item.

Conforme protocolo, após a identificação, a agência comunica as autoridades brasileiras responsáveis pela comunicação às autoridades do país do responsável pelo lixo espacial. O procedimento ocorre para que o objeto tenha a destinação correta de resgate e armazenamento.

Até a publicação desta reportagem, a AEB não havia informado a qual empresa pertencia o objeto tampouco o país de origem da companhia. Por ora, a peça permanece no local onde foi encontrado, em uma propriedade na área rural do município paranaense, informou a nota.

Identificação do país de origem - De acordo com a Agência Espacial Brasileira, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem o registro de todos os objetos espaciais. No Brasil, esse registro fica sob responsabilidade da AEB.

Além disso, um decreto de 1973 promulgou o Acordo sobre Salvamento de Astronautas e Restituição de Astronautas e de Objetos Lançados ao Espaço Cósmico.

Em um dos artigos, fica determinado que em caso de identificação de um artefato espacial que tenha retornado à Terra em território brasileiro, ele deve ser restituído ao país responsável pelo lançamento.

Via: Portal G1 - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.