sábado, 19 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Vereador cria programa para uso mais efetivo das Academias ao Ar Livre

O apoio às atividades físicas da população se daria por meio de acompanhamento técnico de equipes compostas...

As Academias ao Ar Livre espalhadas por Cascavel podem tornar-se mais efetivas na melhoria da qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas. Esse é intuito do Projeto de Lei nº 17/2022, do vereador Mazutti (PSC), aprovado em primeira votação na sessão desta segunda-feira (13).

O projeto institui o Programa Vida Saudável – Atividade Física na Academia ao Ar Livre que, de acordo com a justificativa da proposição, pretende “incentivar as pessoas à prática de atividades esportivas, mas também conciliar informações e conhecimentos sobre benefícios trazidos pela atividade física à saúde, quais os limites e as potencialidades físicas de cada pessoa”.

O apoio às atividades físicas da população se daria por meio de acompanhamento técnico de equipes compostas por profissionais de educação física, saúde e assistência social, tanto da Prefeitura e de outras instituições públicas, como também em parceria com a iniciativa privada. Essas equipes realizariam estudos, projetos e bancos de dados com resultados de saúde dos usuários das Academias ao Ar Livre.

“Devemos levar em conta também as benesses a médio e longo prazo, de incentivo ao esportes e atividades físicas, bem como acompanhamento de suplementação saudável, pois, se criamos uma habitualidade praticando com frequência e constância, nos propiciará uma vida com longevidade e consequentemente uma substancial racionalização dos gastos públicos com a assistência médico-hospitalar, referente a custeio de tratamentos de doenças diagnosticadas por sedentarismo”, destacou Mazutti ao defender seu projeto.

Como funcionam as Academias ao Ar Livre - Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. Trata-se de um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade, peso e sexo. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.