Brasil

Limitação de ICMS sobre combustíveis e energia é oportunidade para o agro, diz Aline Sleutjes

As vantagens dos biocombustíveis são várias, como menor índice de poluição com a su...

20 jun 22 - 15h11 Redação SOT
Limitação de ICMS sobre combustíveis e energia é oportunidade para o agro, diz Aline Sleutjes

Na noite de segunda-feira (13), o plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar n. 18, que limita a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e comunicações a uma faixa de 17% a 18%. O objetivo dos parlamentares é reduzir os preços que chegam ao consumidor final. Agora, a proposta volta à Câmara.

Para a deputada federal Aline Sleutjes (PROS), pré-candidata ao Senado pelo Paraná, o agronegócio será um dos setores mais beneficiados pela iniciativa, vez que depende do diesel tanto para o plantio quanto para escoar a safra. 

“Ao pagar menos tributos, os agricultores poderão aumentar sua produção e, de quebra, ajudar a reduzir a dependência brasileira do petróleo. Isso porque biocombustíveis como etanol e biomassa para a geração de energia, desenvolvida a partir da matéria orgânica de origem vegetal e animal, também vêm de matérias-primas do agro”, comenta a parlamentar.

As vantagens dos biocombustíveis são várias, como menor índice de poluição com a sua queima e processamento; podem ser cultivados e, portanto, são renováveis. "Além disso, geram empregos em sua cadeia produtiva; diminuem a dependência em relação aos combustíveis fósseis e aumentam os índices de exportações do país, favorecendo a balança comercial", completa Aline, reforçando que o agronegócio nacional tem participação de quase 30% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e que só em 2021 abriu cerca de 150 mil vagas de trabalho no país.

Quem é Aline Sleutjes – Natural de Castro, na região dos Campos Gerais, onde iniciou na vida pública como vereadora, Aline Sleutjes é formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pós-graduada em Gestão Escolar. Serviu ao Legislativo de sua cidade natal em dois períodos, de 2005 a 2008 e de 2013 a 2016, e em 2018 foi eleita deputada federal pelo Paraná. De família de produtores rurais, foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados entre março de 2021 e abril de 2022.

Via: Assessoria Aline Sleutjes - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.