Cascavel

Julho Amarelo: Servidores recebem orientações sobre prevenção à hepatites virais

Os servidores realizaram testes rápidos para detecção de hepatites virais B e C, al...

29 jul 22 - 13h24 Redação SOT
Julho Amarelo: Servidores recebem orientações sobre prevenção à hepatites virais

O programa de Promoção à Saúde do Servidor, da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, realizou entre os dias 25 a 28 de julho a atividade de abordagem educativa no diagnóstico precoce de hepatites virais com os servidores públicos municipais de Cascavel.

Foram atendidos 107 servidores nas secretarias de Segurança Pública e Proteção a Comunidade (Sesppro), Obras (Sesop) e Agricultura (Seagri). Os servidores realizaram testes rápidos para detecção de hepatites virais B e C,  além de receberam orientações de como prevenir e tratar essas patologias.

O “Julho Amarelo” é em alusão ao mês de conscientização sobre as hepatites e foi instituído em todo o território nacional por meio da Lei 13.802/2019.

“Durante esse mês são realizadas atividades que visam reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais”, explica a enfermeira Marivania Menegarde, enfermeira do Programa de Promoção a Saúde do Servidor

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser desencadeada por meio de contato com o vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Em alguns casos, costuma ser uma doença silenciosa e quando manifesta os sintomas esses podem vir na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

“Esta abordagem foi dedicada aos servidores municipais, mas vale lembrar que estes testes encontram-se disponíveis para a toda a população diariamente nas unidade básicas de saúde do Município”, destaca Marivania.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.