Julho Amarelo: Servidores recebem orientações sobre prevenção à hepatites virais
Os servidores realizaram testes rápidos para detecção de hepatites virais B e C, além de receberam orientações de como prevenir e tratar essas patologias...
O programa de Promoção à Saúde do Servidor, da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, realizou entre os dias 25 a 28 de julho a atividade de abordagem educativa no diagnóstico precoce de hepatites virais com os servidores públicos municipais de Cascavel.
Foram atendidos 107 servidores nas secretarias de Segurança Pública e Proteção a Comunidade (Sesppro), Obras (Sesop) e Agricultura (Seagri). Os servidores realizaram testes rápidos para detecção de hepatites virais B e C, além de receberam orientações de como prevenir e tratar essas patologias.
O “Julho Amarelo” é em alusão ao mês de conscientização sobre as hepatites e foi instituído em todo o território nacional por meio da Lei 13.802/2019.
“Durante esse mês são realizadas atividades que visam reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais”, explica a enfermeira Marivania Menegarde, enfermeira do Programa de Promoção a Saúde do Servidor
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser desencadeada por meio de contato com o vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Em alguns casos, costuma ser uma doença silenciosa e quando manifesta os sintomas esses podem vir na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
“Esta abordagem foi dedicada aos servidores municipais, mas vale lembrar que estes testes encontram-se disponíveis para a toda a população diariamente nas unidade básicas de saúde do Município”, destaca Marivania.