Cascavel

Primeira orquestra feminina do Brasil faz apresentação inédita em Cascavel, totalmente gratuita

Com obras de Vivaldi, Purcell e Telemann, Ladies Ensemble faz concerto didático por...

29 jul 22 - 20h25 Redação SOT
Primeira orquestra feminina do Brasil faz apresentação inédita em Cascavel, totalmente gratuita

O projeto Bravíssimo Concertos leva ao público, do oeste paranaense, a história da música Barroca com apresentações da orquestra curitibana Ladies Ensemble e a regência do maestro venezuelano Roberto Ramos. No repertório estão obras dos compositores Antonio Vivaldi (1678-1741), Georg Philipp Telemann (1681-1767) e Henry Purcell (1659-1695) e a contextualização histórica feita pela professora e especialista em música Liana Justus.

O concerto didático acontece no dia 03 de agosto, quarta-feira em Cascavel. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados em http://sympla.com.br.

Vivaldi e o universo feminino – Compositor e músico italiano do período Barroco, Antonio Vivaldi (1678-1741) compôs a maior parte das suas obras para mulheres: suas alunas do “Ospedalle della Pietà”, instituição veneziana que acolhia meninas órfãs. Na época, a qualidade da interpretação da orquestra feminina despertava a atenção, atraindo público de toda a Europa a Veneza.

Três séculos depois, o protagonismo feminino se repete com as 20 instrumentistas profissionais da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional do Brasil formada exclusivamente por mulheres. Até mesmo as solistas são componentes do próprio grupo.

A Ladies Ensemble - Atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra.

O apoio a causas femininas é uma de suas missões centrais — entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, produz iniciativas como o “Concerto das Rosas” — espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

Ação Educativa - Além do concerto aberto ao público, o Bravíssimo Concertos também levará para Cascavel, atividades para alunos e professores das escolas e colégios públicos da cidade. Com a coordenação pedagógica da professora de música Liana Justus, serão realizados exercícios para despertar o interesse pela música clássica e instrumental.

Sobre o Bravíssimo  - O projeto Bravíssimo teve início, em 2019, na cidade de Medianeira. A partir da compra do primeiro piano da cidade foi desenvolvida uma programação anual de concertos didáticos de diferentes correntes musicais. Em paralelo, profissionais da música realizaram uma série de ações educacionais que proporcionaram aos alunos da rede pública de ensino contato com todo o universo musical.

Em sua segunda temporada, o projeto ganha alcance com concertos nas cidades de Cascavel, Medianeira e Curitiba. Estão previstas apresentações de ópera, música clássica instrumental, música medieval e música brasileira. Assim, o Bravíssimo segue com a sua missão de formar plateia e ampliar os conhecimentos musicais das novas gerações.

Realização, apoios e patrocinadores - Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, o Bravíssimo tem incentivo da Supermax, Unimed Curitiba, BRDE, Frimesa, Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar. Realizado pela Unicultura com apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel por meio da Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Medianeira, Fundação Cultura de Curitiba, Publicar Painéis e Rede Costa Oeste de Comunicação.

Serviço - Bravíssimo Concertos Barrocos com Ladies Ensemble

Data: quarta-feira, 03 de agosto

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Sefrin Filho

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro - Cascavel - PR

Entrada Livre em https://www.sympla.com.br/evento/bravissimo-concertos-a-musica-barroca-cascavel/1642266


Ação Educativa: Teatro Municipal Sefrin Filho às 10h e 14h


PROGRAMA

Georg Philipp Telemann (1681-1767) – Concerto para Duas Violas e

Contínuo, em Sol M

Solistas – Fabíola Bach Akel

Gisele Borges


Georg Philipp Telemann (1681-1767) – Concerto para Viola e Contínuo, em

Sol M

Solista – Fabíola Bach Akel


Henry Purcell (1659-1695) – Lamento de Dido


Antonio Vivaldi (1678-1741) – Primavera

Solista – Juliane Weingartner


Antonio Vivaldi (1678-1741) – Verão

Solista – Karina Romanó


Antonio Vivaldi (1678-1741) – Outono

Solista – Morgana Schvetler


Antonio Vivaldi (1678-1741) – Inverno

Solista – Rebeca Vieira

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3cNjswL



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.