Cascavel

​Câmara aprova projeto que garante identificação precoce do autismo nas UBSs

A lei foi proposta pelos vereadores Tiago Almeida/União Brasil e Pedro Sampaio/PSC....

08 ago 22 - 19h41 Redação SOT
​Câmara aprova projeto que garante identificação precoce do autismo nas UBSs

A Câmara de Cascavel aprovou nesta segunda-feira (08) um importante projeto na área da saúde. Trata-se do PROJETO DE LEI Nº 70 DE 2022, que dispõem sobre o rastreamento precoce do transtorno do espectro autista nas Unidades de Saúde de Cascavel, estabelece regras para atendimento destes pacientes e também prevê a realização de campanhas informativas para esclarecimento dos profissionais e também da comunidade. A lei foi proposta pelos vereadores Tiago Almeida/União Brasil e Pedro Sampaio/PSC.

Pedro Sampaio, um dos autores do projeto, explica que “o autismo é um transtorno complexo do desenvolvimento que afeta a maneira como as pessoas interagem socialmente, se comunicam e se comportam e que se não diagnosticado precocemente, pode comprometer o desenvolvimento do indivíduo ao longo de sua vida”. Além disso, o parlamentar lembra que a falta de diagnóstico correto e de tratamento gera sofrimento às crianças e suas famílias, uma vez que ainda existe muito preconceito em relação aos comportamentos considerados atípicos.

Por isso, o projeto votado hoje, especifica que as Unidades de Saúde de Cascavel realizem a identificação precoce de autismo por meio do protocolo de Indicadores de Risco para Desenvolvimento Infantil - IRDI e escala Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT), que são instrumentos simples de avaliação das crianças. Como defende o vereador Tiago Almeida, “o diagnóstico e a intervenção precoce, especialmente até os três anos de idade, melhora muito a qualidade de vida dessa população e permite que os tratamentos multidisciplinares sejam iniciados rapidamente”. No Brasil, o transtorno é identificado geralmente apenas dos 5 aos 7 anos, quando a criança já está na escola.

Além da identificação do transtorno do espectro autista em crianças pequenas, a lei assegura ainda que as famílias recebam orientações durante o pré-natal e puerpério sobre os possíveis fatores de risco para o autismo, tais como irmãos com autismo, fatores ambientais como exposição a substancias tóxicas e medicamentos, pais com idade avançada, condições genéticas como Síndrome de Down e outras, baixo peso no nascimento, infecções da genitora durante a gravidez e complicações no parto ou período neonatal. Importante lembrar que os estudos científicos mais recentes sobre o autismo ainda não conseguiram apontar para um fator de risco ou uma causa específica, mas sugerem uma possível interação entre genética e fatores ambientais.

Os pacientes que apresentarem os indicadores terão prioridade para a realização de consultas e exames na rede pública, que devem acontecer em máximo 90 dias. Sendo o diagnóstico positivo para o autismo, a criança deverá ser encaminhada para terapia de estimulação precoce multidisciplinar. Como esclarece Samantha Sitnik, que representa a Amac (Associações de Mães de Autistas de Cascavel), “a aprovação desta lei é um passo muito importante para o município e deve se somar à uma política pública ampla e continuada de atendimento aos autistas e suas famílias”.

No projeto também está prevista a divulgação das informações relativas aos protocolos de rastreamento precoce em cartazes e outras mídias acessíveis à população e aos profissionais de saúde nas UBSs.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.