Cascavel

Cascavel vive o maior programa de segurança da história

População dos territórios diz que aumentou a sensação de segurança após ser desenca...

12 ago 22 - 11h34 Atualizado 12 ago 22 - 11h34 Redação SOT
Cascavel vive o maior programa de segurança da história

Cascavel vive um momento especial no combate à criminalidade com várias ações de segurança, entre elas a convocação de novos agentes da Guarda Municipal (GM). Essa convocação levou a cidade a ter mais de cem agentes no efetivo da corporação, além da Guarda Patrimonial. Na semana passada, foi lançado o maior programa de segurança comunitária da história, denominado de “Operação Águia”, presente em todos os territórios do município e que aproximou, ainda mais, a GM da população.

Cada Território Cidadão conta com ao menos uma viatura e equipe permanente da GM, com um inspetor e dois agentes percorrendo os bairros, conversando com a população e recolhendo demandas, além de fazer o policiamento preventivo e repressivo de cada região. As equipes possuem telefones celulares conectados com a Polícia Civil, o que permite a verificação de mandados de prisão, consulta à CNH e identidade.

Dez dias após o lançamento da Operação Águia, a sensação de segurança da população é visível em depoimentos de moradores de diferentes bairros da cidade.

A comerciante Marilene Fátima Correia, do bairro Períolo, não esconde a felicidade em ver a segurança reforçada com o patrulhamento comunitário da GM.

“Eles são uns amor de pessoa, quanto mais eles ficarem aqui no bairro é muito bom. Primeiro lugar é Deus, segundo eles [os agentes da GM]. São pessoas legais, são amigos, tem um aqui que eu conheço desde criança e  fico muito feliz em ver ele de farda”, declara.

Cristiane de Souza, comerciante do Jardim Brasília, diz que já precisou de ajuda da GM e foi muito bem atendida.

“A Guarda fez a diferença no meu estabelecimento. Esse programa chama a atenção, acaba inibindo o meliante mal-intencinonado”, ressalta.

O prefeito Leonaldo Paranhos disse que esse formato comunitário de segurança é o ideal para levar tranquilidade à comunidade. “Os números estão dentro da expectativa que eu tinha. Eu tenho certeza que esse formato é o que mais consegue buscar aquilo que é a expectativa da população. Definir equipes nesses territórios com nossos guardas, nossos inspetores, visitando a população, o diretor da escola, a unidade de saúde, o empresário, o padre e o pastor. Essas pessoas que vivem nesses territórios têm muita informação. Eu sabia que isso daria resultados e os números têm demostrado isso”, enfatiza.

O secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes, diz que hoje a GM tem protagonizado um papel de Polícia Municipal, com atuação comunitária nos 12 territórios. Ele destaca que essa descentralização é importante porque o contato com as lideranças comunitárias faz com que os agentes conheçam todas as demandas dos bairros, mesmo aquelas que não estão ligadas à segurança pública, com os agentes fazendo os encaminhamentos necessários.

“O balanço é muito positivo, inclusive superou as expectativas, o atendimento à comunidade triplicou. A ideia é dar continuidade a isso”, enfatiza o secretário.

MAIS SEGURANÇA - Paralelamente a isso, outra conquista para Cascavel nos últimos dias foi a efetivação da Escola Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças da Polícia Militar do Paraná (Esfaep).

“O Paraná tinha apenas duas escolas desse modelo, e agora cascavel conquista a 3ª e maior unidade em operação. Essa conquista será marco na segurança de cascavel e região. Semana passada chegaram 230 novos policiais concursados para iniciar o treinamento que terá um período de aproximadamente um ano e, em breve, novas turmas. Além de transformar a segurança do município, a cidade terá aqui novos moradores da área de segurança que estarão também inseridos na economia do Município, aquecendo os segmentos imobiliário, gastronômico e comercial”, diz o prefeito Paranhos.

Cascavel conquistou, também, nos últimos dias, outras ferramentas de combate à marginalidade como novos veículos e armamentos pesados

Paranhos destaca que esse planejamento de consolidação da política de segurança ainda terá, em breve, outra grandes conquistas. A construção da Delegacia Cidadã, por exemplo, está entrando reta final e terá serviços de atendimento à população com muito conforto.

“Com o convênio junto ao governo do Estado para implantação da segurança aérea com helicóptero do projeto Falcão, Cascavel será a primeira cidade do interior em parceria com o Estado a ter esse serviço de inteligência na segurança. Além disso, um novo investimento em tecnologia será publicado nos nos próximos dias pelo Município, que é o Projeto Muralha Digital”, destaca o prefeito.

O Muralha Digital terá monitoramento em todas as regiões de Cascavel, espaços públicos, vias de entradas da cidade e escolas, com uma central de  integrada às forças de segurança do município.

“Aqui em cascavel não vai prosperar o crime e desordem, essa cidade tem espaço e respeito pela população que trabalha e produz”, destaca o prefeito.

OPERAÇÃO ÁGUIA EM NÚMEROS

- 15.486 km percorrido em patrulhamento

- 853 contatos comunitários

- 750 prédios públicos assistidos

- 774 abordagens

- 437 ocorrências atendidas por chamadas do 153

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.