20 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Curitiba Cia de Dança abre o Festival de Danças com o espetáculo "Relações"

Com coreografia do carioca Carlos Laerte, espetáculo circula pelo interior do Estado e oferece oficina gratuita...

Curitiba Cia de Dança abre o Festival de Danças com o espetáculo "Relações"

A Cia Curitiba de Dança participa do 32º Festival de Dança de Cascavel, com a montagem “Relações”, no dia 17, às 20h. A apresentação, que abre a primeira noite do festival é viabilizada pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura (SECC), com patrocínio da Copel. O balé já participou na semana passada do Festival de Londrina e, depois de Cascavel, fará apresentações em Toledo e Umuarama durante o mês de setembro.

“Relações” é um espetáculo de dança contemporânea, concebido em 2018, sob direção artística de Nicole Vanoni. A montagem busca as motivações cotidianas dos relacionamentos para mostrar vigor e ousadia em um espetáculo que retrata infidelidade, decepções, dependência emocional e todas as outras circunstâncias que podem construir as relações.

A apresentação de “Relações” mostra no primeiro ato a experiência do desejo humano pelo outro em seu estado inicial: pessoas querendo desfrutar a vida, viver ao máximo e com menos responsabilidades. Nesta parte, o palco é dividido em estruturas, que espelham o ambiente de cada bailarino, passando uma ideia da superficialidade cotidiana, ambientando guetos, ruas e vielas. No segundo ato, uma rampa muda a perspectiva dos dançarinos e do público, trazendo lembranças de várias relações, positivas ou negativas, oferecendo relatos físicos sobre o desejo, encontros e dominação perante uma atmosfera de perigo.

“A linguagem do corpo é a primeira forma que o homem descobriu para se relacionar com o outro. Relações nos cercam como labirintos, sejam elas curtas, duradouras, infinitas ou até imperceptíveis. Relacionar-se é estar vivo”, comenta o coreógrafo carioca Carlos Laerte, que trouxe a ligação entre o cinema e a linguagem do corpo como fragmento do desejo, abrindo neste trabalho a discussão para essas relações que nada mais são do que conexões em que as pessoas não se entregam e que podem facilmente ser substituídas.

Além do trabalho de corpo e da coreografia de “Relações”, luz e figurino também fazem o espetáculo. A iluminação é de Fábia Regina, que está em seu segundo trabalho para a Cia. Curitiba de Dança; o figurino é assinado pelos curitibanos Alexandre Linhares e da Tifhany F., da grife H-AL. A marca dedica-se à pesquisa e à experimentação de superfícies têxteis, mesclando moda e artes plásticas, desta vez a serviço da dança.

Depois do Festival de Dança de Cascavel, a Curitiba Cia de Dança segue com apresentações em Toledo (6/09) e Umuarama (8 e 9/09).

Para saber sobre todas as noites de 32º Festival de Dança de Cascavel acesse https://linktr.ee/culturacascavel

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade