Seminário aborda construção das diretrizes curriculares da Educação do Campo
Evento acontece durante toda esta quarta-feira (24) e reúne profissionais que atuam nas escolas do campo...
Acontece hoje (24), durante o dia todo, no Ceavel, o IV Seminário de Educação do Campo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel. O evento, que reúne diretores, coordenadores pedagógicos e demais servidores que atuam nas escolas do campo, este ano traz o tema: “Educação do Campo: Construindo as Diretrizes Curriculares Municipais”.
A construção das diretrizes curriculares municipais da Educação do Campo vem da necessidade de se ter um documento orientador, que direcione o desenvolvimento do trabalho pedagógico nas Escolas do Campo, valorizando a realidade e as particularidades das pessoas que vivem no campo, com apropriações teóricas e práticas desta realidade, em consonância com o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel.
Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, é necessário levar em conta as particularidades dos alunos e servidores das escolas do campo. “Nós temos escolas que vai desde 10 quilômetros até 57 quilômetros de distância de Cascavel e aí já começa toda a trajetória das escolas do campo, com o professor, profissional ou o aluno, já às 5h da manhã tem que estar em pé para começar o seu deslocamento para as unidades escolares e esse é o primeiro grande diferencial da Educação do Campo.”
Cascavel sai na frente sendo uma das primeiras cidades a iniciar a construção das diretrizes curriculares para a Educação do Campo e para isso o município contou com a colaboração de diversos profissionais da Educação que atuam nas 10 Escolas do Campo da Rede Municipal de Cascavel, por meio de grupos de trabalho. A secretária Marcia Baldini enaltece este trabalho, que vem sendo construído coletivamente. “Esse material é muitíssimo importante, que vai servir de referência não somente para Cascavel, mas para muitos municípios, não somente do Paraná, mas do Brasil, que bebem do conhecimento de Cascavel em suas Redes de Ensino”
No ano de 2021, durante o III Seminário da Educação do Campo, ocorreram reflexões teóricas e práticas quanto ao trabalho e organização pedagógicas das escolas municipais do campo, o que subsidiou, nos meses seguintes, a escrita das diretrizes e neste o texto será discutido em grupo para futura publicação.
Pela manhã, a professora Drª Cecília Maria Ghedini trouxe para o Seminário a palestra: “Práticas Pedagógicas que valorizam a realidade do Campo: A importância de um documento norteador”, e a professora Drª Janete Ritter, presidente do Conselho Municipal de Educação, falou em seguida sobre “A necessidade da construção das diretrizes curriculares municipais para a Educação do Campo”.
Já no período da tarde, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discussões e contribuições em diferentes áreas: Histórico da Educação do Campo; Concepção de Campo, de Educação de Campo e de Escola do Campo; Eixos Temáticos; e Possibilidades Metodológicas. O Seminário encerrou com uma mesa redonda, com representantes de cada grupo, para os apontamentos de cada temática analisada.
Os apontamentos serão analisados e implementados ao documento, que irá para consulta pública ainda este ano.