Vereadora cobra cumprimento da Lei do Piso Nacional da Enfermagem em Cascavel
A mobilização da categoria pela criação do Piso Salarial deu resultado, e a Lei foi sancionada neste mês de agosto....

A vereadora Professora Liliam (PT) encaminhou a Indicação nº 1141/2022, ao prefeito Leonaldo Paranhos, cobrando o Executivo Municipal sobre o cumprimento da Lei Federal nº 14.434/2022, que estabelece o Piso Salarial Nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.
Segundo a parlamentar, a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, evidenciou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos trabalhadores da enfermagem para que vidas fossem salvas. Além disso, também escancarou as péssimas condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos esses profissionais.
A mobilização da categoria pela criação do Piso Salarial deu resultado, e a Lei foi sancionada neste mês de agosto. O piso passou a ser de R$ 4.750 para enfermeiros, para técnicos o valor corresponde a 70% deste valor, enquanto auxiliares e parteiros têm direito a 50%.
Liliam defende que os valores estabelecidos em Lei devem ser implementados em Cascavel. "É preciso garantir a valorização e o reconhecimento dos trabalhos prestados por estes profissionais. Cumprir o Piso, além de ser direito, é dever de todo gestor que valoriza e reconhece a importância dos servidores para garantir a qualidade dos serviços públicos prestados aos munícipes", defende.
Mais Lidas
Publicidade