sábado, 26 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Rede de saúde mental fez mais de 7 mil atendimentos neste ano em Cascavel

Se você não está bem, procure ajuda gratuitamente nas unidades de saúde do Município...

Saúde mental é assunto sério e em Cascavel o tema é tratado como prioridade na rede de atendimento de saúde pública. As pessoas que, por alguma razão, não estiverem se sentido bem, podem procurar as unidades de saúde. A partir do diagnóstico, o paciente recebe o encaminhamento para o atendimento de referência. A Secretaria de Saúde de Cascavel tem uma equipe capacitada que atua na área, visto a importância que o tema é tratado pela Sesau e pelo prefeito Leonaldo Paranhos.  

Segundo a gerente de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Ana Carolina Nascimento, é preciso ter atenção a alguns sintomas que podem ser sinais que sua saúde mental requer atenção médica especializada. Apesar de não ter dados específicos, a média é que 70% dos casos estão relacionados com depressão e ansiedade. “Se você tem apatia constante, tristeza profunda, irritação excessiva, tremores, vertigens pertinentes, inquietação, dificuldade de concentração, insônia frequente, preocupação excessiva e dificuldade de realizar as tarefas do dia a dia, procure a UBS ou USF mais próxima da sua casa, para que o médico responsável possa realizar uma avaliação e já iniciar o acompanhamento, bem como encaminhar para outros serviços conforme a necessidade”, pontua.

De acordo com os dados da Sesau, somente neste ano já foram realizados mais de 7,3 mil atendimentos médicos de saúde mental, além de cerca de 6 mil atendimentos psicológicos.

Em Cascavel, a rede de atendimentos é ampla. O Caps III realiza prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes no público acima de 18 anos. A unidade possui um serviço ambulatorial de atenção continua durante 24 horas diariamente. Já o CapsI, realiza o mesmo serviço, mas em crianças e adolescentes.

Pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, tem o CapsAD como a unidade de referência que presta esse serviço de atenção psicossocial a crianças e adolescentes. 

O Casm atua como ambulatório de saúde mental para atendimento de pacientes com transtornos mentais acima de 18 anos. O SIM-PR serviço de atenção psicossocial para atendimento de pacientes com transtorno mental decorrente do uso e dependência de substancias psicoativas acima de 18 anos.

SETEMBRO AMARELO - Neste mês, acontece o Setembro Amarelo, em que a saúde mental ganha mais atenção. Se você precisa de ajuda imediata e urgente, pode acionar também o CVV (Centro de Valorização à Vida), pelo telefone 188. Calar nunca é a solução, procure ajuda.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.