25 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Com porte de complexo de saúde, Município inaugura nova unidade da USF Tarumã em Cascavel

Abrangência de atendimento da Unidade de Saúde da Família é de mais de 10 mil pessoas...

Com porte de complexo de saúde, Município inaugura nova unidade da USF Tarumã em Cascavel

A comunidade da região norte de Cascavel ganha uma nova e mais moderna Unidade de Saúde da Família. A Secretaria de Saúde inaugurou nesta quarta-feira (28) a USF Tarumã e já a partir de hoje tem equipe prestando atendimentos no local. O novo prédio, que leva o nome de José Alvanir Quevedo, fica na Rua Albert Einstein, esquina com a Rua Adolfo Garcia.

O espaço conta com uma estrutura de porte de complexo de saúde. São mais de 710 metros de área, com consultórios médicos e odontológicos, sala de vacinas, farmácia, estacionamento e entre outros. O investimento é na ordem de R$ 3 milhões.  

Segundo a Sesau, serão três equipes de Saúde da Família na unidade, o que vai garantir o atendimento a mais de 10 mil pessoas na abrangência do território. E há ainda a possibilidade de ampliar ainda mais esse serviço.

O governo municipal se comprometeu a entregar 20 novas unidades de saúde em Cascavel e a USF Tarumã já é a 19ª entregue à população. Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, será possível superar a meta e entregar 25 novas unidades. Para os próximos dias, inclusive, há novas inaugurações previstas para estabelecer em Cascavel uma extensa rede de atenção à saúde com estrutura e qualidade. “É uma unidade fantástica, nós estamos aqui batizando de mini-hospital. A unidade é estratégica, está numa região que tem muita demanda por procura de saúde. Nós estávamos num espaço alugado, acanhado, muito aquém de uma estrutura ideal para fazer esses atendimentos. A população merece e nós temos a obrigação de fazer”, garante o prefeito.

O secretário de saúde, Miroslau Bailak, pontua que uma das novidades da nova USF é o atendimento em saúde bucal, algo que não tinha no prédio anterior, agora há consultórios odontológicos novinhos, inclusive com equipamentos de ponta. “É um grande avanço. A região do Tarumã há muito tempo necessitava dessa unidade. A novidade aqui é a apresentação de dois odontólogos, dois dentistas, pela primeira vez trazendo atendimento para a saúde pública de Cascavel nessa região. É uma Unidade da Família, com atendimentos da mãezinha, desde quando sente os primeiros sinais de gravidez, até a pessoa mais de de 100 anos. Os profissionais daqui darão total atenção para sua saúde. Esse é o momento de fazer o certo e o prefeito Leonaldo Paranhos tem feito muito”, enfatiza.

Cascavel tem uma cobertura de 87% de atenção básica, considerada uma das melhores do Brasil. “Tudo está avançando muito rápido, graças ao empenho do prefeito Leonaldo Paranhos e ao trabalho de toda a equipe da Secretaria de Saúde”, frisa doutor Miroslau.

O diretor da Atenção Primária, Aly Haydar, detalha que a nova unidade alia estrutura e atendimento humanizado. “Nós construímos uma unidade para o futuro. E, dessa forma, vamos ampliando nossa cobertura de saúde, em todo o município, ofertando uma melhor qualidade pra população”, enfatiza.

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade