Unioeste: Crianças do Interlagos e Santa Cruz assistem filme no Cinececa infantil
A ação foi uma iniciativa do Projeto Per Bambini, coordenado pela professora doutora Alessandra Ribeiro e também do Projeto...
Pelo menos cem crianças dos bairros Santa Cruz e Interlagos, que integram a rede Eureka assistiram ao filme Luca, exibido no Cinececa, no miniauditório do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na tarde desta sexta-feira, dia 14.
A ação foi uma iniciativa do Projeto Per Bambini, coordenado pela professora doutora Alessandra Ribeiro e também do Projeto Cinececa, coordenado pelo professor doutor Acir Dias, também diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) do Campus de Cascavel.
O Eureka é um projeto cientifico do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), do qual a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) faz parte . A Unioeste é membro deste projeto juntamente com outras 20 instituições parceiras da América Latina (AL) e da União Européia (EU), e participou ativamente na concepção da proposta, resultado este proveniente de reuniões realizadas nas oficinas de Buenos Aires, Argentina, em 2010, e Santander, na Espanha, em 2011, e, Mazatlán, no México, em 2013.
Uma das coordenadoras da ação que possibilitou a exbição do filme, professora doutora Alessanda Rribeiro, diz que a atividade foi um ponta pé inicial para uma ação mais contundente, envolvendo o Per Bambini, um projeto que já está em andamento na Unioeste.
O Filme - O filme Luca” (2021), do diretor Enrico Casarosa é, em sua essência, um filme sobre amizade e sobre conviver com o diferente. Apesar de muito divertido, a animação faz refletir também. Luca, um pré-adolescente que começa a experienciar a vida de maneiras diferentes, a fazer escolhas e a ver o mundo a partir de sua curiosidade.
Críticos de cinema observaram que o filme faz conexões em cinco áreas: autoconhecimento, coragem, poder genuíno das relações, aceitação das diferenças e as consequências dos extremos