Paraná

História: Ideia do Jocopar surgiu em Paranavaí. Primeira edição foi em Foz do Iguaçu

A 28ª edição será disputada em Campo Mourão, a partir do dia 11, Sincovel/Cascavel...

02 nov 22 - 13h23 Redação SOT
História:  Ideia do Jocopar surgiu em Paranavaí.  Primeira edição foi em Foz do Iguaçu

Os Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar) são apontados hoje como a maior competição estadual poliesportiva de profissionais liberais do país. Mas a história do tradicional certame começa em 1992, na cidade de Paranavaí, em uma reunião da categoria profissional em que – entre outros temas – discutiu-se estratégias alternativas para promover a integração da classe. E a consagrada ferramenta do esporte foi apontada, adotada e se comprovou eficaz.

O embrião deu resultados positivos e a primeira edição do Jocopar foi disputada já no ano seguinte, em Foz do Iguaçu, com pouco mais de 120 competidores. Ponta Grossa e região, representados pelo Sicopon, foi o campeão geral. E a hegemonia dos Campos Gerais perdurou por quatro anos seguidos. O Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa e Região foi o campeão do Jocopar em 1993, 1994, 1995 e 1996.

Apenas contadores e técnicos em contabilidade com registro no CRC PR podem participar da competição. Há cada ano, a competição é realizada em uma cidade sede de um dos 17 sindicatos da categoria existentes no Paraná. A promoção é da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), com a organização a cargo do sindicato anfitrião. Ao longo dos últimos 29 anos, a competição somente não foi realizada em 2020 e 2021 devido a pandemia de Covid-19.

Nas últimas edições, o Jocopar chegou a movimentar cerca de 700 competidores, dos 20 aos 70 anos. Veteranos participantes acentuam que o evento esportivo é mais que pura e simples competição, disputar medalhas e troféus. Observam que a competição estimula a salutar prática de esportes entre os profissionais, promove o congraçamento da categoria, fortalece o segmento profissional e aproxima e fortalece o entrelaçamento entre os contabilistas de todo o Estado.

A participação de todas as entidades representativas da categoria no estado deixa evidente a representatividade da Fecopar e a importância da competição para os profissionais. Entre os contabilistas a afirmação comum é de quem participa de uma edição do Jocopar continua a disputar nos anos seguintes.

Em Campo Mourão - Os 28º Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar) serão sediados em Campo Mourão, com a disputa estendendo-se de 11 a 14 de novembro próximo. É esperada a participação de mais de 600 competidores e todas as entidades representativas da categoria no estado confirmaram o envio de delegações.

Serão disputadas 23 modalidades e categorias: atletismo livre feminino – 3 mil metros, atletismo livre masculino – 5 mil metros, atletismo sênior masculino – 5 mil metros, atletismo máster masculino – 5 mil metros, beah tennis, bocha, bolão, canastra/tranca, futebol suíço livre, futebol suíço máster, futebol suíço super máster, futsal, natação livre feminino – 50 craw, natação livre masculino – 50 craw, natação sênior masculino – 50 craw, natação máster masculino – 50 craw, sinuca, tênis de mesa, tênis de campo, truco, vôlei de praia dupla feminino, vôlei de praia dupla masculino e xadrez.

Neste ano, o Jocopar tem o patrocínio da cooperativa de crédito CRESOL e das empresas SAFEWEB e A.J. Rorato (de Araruna), além da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam). Também tem o apoio de cerca de 10 escritórios de contabilidade de Campo Mourão.

Via: Assessoria Jocopar - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.