Usina de Biogás do Aterro Sanitário de Cascavel é vencedor do Prêmio Gestor Público do Paraná
A premiação é uma das mais importantes conquistas almejadas pelos gestores públicos com foco na inovação, criatividade e desenvolvimento da sociedade...
O Município de Cascavel foi agraciado, nesta terça-feira (22), com o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) com o projeto Geração Distribuída de Energia Elétrica a partir do Biogás proveniente do Aterro Sanitário Municipal: projeto de ampliação da capacidade de geração de energia limpa e renovável proveniente do biogás gerado no aterro sanitário da cidade.
A premiação ocorreu em Curitiba, a qual foi acompanhada pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth e do Engenheiro Químico, responsável pela operação da Usina do Biogás e do Aterro Sanitário Municipal, Elmo Rowe Junior.
O prêmio, que está na 10ª edição, neste ano teve como tema “Energia Sustentável, Garantia do amanhã. O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e tem por objetivo valorizar projetos da administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade, além de compartilhar boas práticas com outros municípios do Brasil, promovendo crescimento em âmbito nacional.
“Essa premiação é resultado de um longo trabalho, fruto da dedicação e persistência de servidores públicos e de todos os funcionários da limpeza pública do Município”, destacou o Engenheiro Químico, Elmo Rowe Junior.
“Somos premiados no projeto energia sustentável! Motivo de muita alegria para o Município de Cascavel. Especial homenagem ao nosso servidor Elmo, pelo comprometimento e dedicação.
Nosso obrigado também a toda a SEMA, que direta ou indiretamente também fazem parte deste projeto e conquista”, congratulou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth. "Nossos agradecimentos ao Prefeito Paranhos pela apoio às ações da SEMA nessa conquista," completou
Cascavel inscreveu oito projetos considerados inovadores para a premiação:
• Centro Amor: iniciativa de acolhimento dos moradores em situação de rua e seus animais em períodos de frio intenso, oferecendo não só o abrigo e sim serviços sociais e muito amor pra aquecer não somente a pele, mas sim o coração.
• Participa Cascavel: a democratização da participação popular na elaboração do orçamento público através da disponibilização de canal virtual e realização de audiências públicas presenciais em todos os territórios para recebimento de demandas.
• ProgeTI: programa que visa promover ações pelo poder público municipal para o desenvolvimento dos setores relacionados à tecnologia da informação, gerando emprego e renda através da capacitação de programadores e proporcionando uma mudança na vida de crianças e jovens de baixa renda.
• Programa de Qualificação e Desenvolvimento Pessoal - Gestão das Emoções e Saúde mental: O programa é um ciclo de formações ofertado aos servidores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR com foco na gestão de emoções e na promoção da saúde mental.
• Geração Distribuída de Energia Elétrica a partir do Biogás proveniente do Aterro Sanitário Municipal: projeto de ampliação da capacidade de geração de energia limpa e renovável proveniente do biogás gerado no aterro sanitário da cidade.
• Programa Promover - Promovendo Oportunidades: é uma estratégia inovadora em Cascavel para atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade social por meio do Cartão Promover que permite a aquisição de suprimentos básicos.
• Projeto RedeSim: O projeto RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) é um projeto voltado para o empreendedorismo em nosso município de Cascavel e a simplificação do alvará online chegando a 5min a liberação para empresas de baixo risco.
• Programa Sustentar/Reciclar é Preciso: O Programa tem por objetivo promover a coleta seletiva de materiais recicláveis e fortalecer o trabalho dos catadores da cidade proporcionando um espaço físico e condições dignas de trabalho e a valorização.
Energia através da Biogás é vencedor - Você sabe qual a diferença do aterro sanitário e um “lixão” a céu aberto? O primeiro conta com uma engenharia especializada envolvida, por consequência um maior controle sanitário dos resíduos. Não há catadores, raramente se veem aves alimentando-se dos rejeitos, além disso o controle do manejo dos materiais para sua reutilização.
As células abertas no aterro sanitário recebem por dia, em média 300 toneladas de resíduos, onde posteriormente, através de um manejo adequado, produzem o biogás e são transformados em energia elétrica.
A produção de bioenergia no aterro sanitário teve início em maio de 2008, tornando a operação autossustentável. A partir de 2017, o Município iniciou o processo de compensação de energia (geração distribuída), conectando a estruturada Usina com a distribuição da Companhia de Energia Elétrica do Paraná (COPEL). Em março de 2022, a Copel autorizou a operação da Usina em sua capacidade máxima (300 kWh), dobrando a capacidade de produção de energia elétrica.
A usina instalada no Aterro Sanitário produz em média 130 mil kWh/mês que é compensada em diversas unidades consumidoras do Município, entre sedes administrativas de Secretarias, Escolas, Unidades de Saúde.
Atualmente, 70 unidades consumidoras (escolas, unidades de saúde, praças e sede administrativa da Secretaria do Meio Ambiente) recebem a energia gerada pela Usina do Aterro Sanitário. Isso representa uma economia de mais de R$ 90.000,00 reais todos os meses para os cofres públicos. Por ano, a energia produzida pelo aterro gera uma economia superior a R$ 1.000.000,00 aos cofres do Município.