Corbélia e São Miguel do Iguaçu conquistam Comissões Femininas
O apadrinhamento das comissões coube à Comissão Feminina de Cascavel, pioneira no Paraná e que serve de inspiração...
Os Sindicatos Rurais dos municípios de Corbélia e São Miguel do Iguaçu passam a contar com uma importante ferramenta para alavancar e reforçar o conceito de família do campo: estes dois municípios instalaram esta semana suas respectivas Comissões Femininas.
O apadrinhamento das comissões coube à Comissão Feminina de Cascavel, pioneira no Paraná e que serve de inspiração para sindicatos de outras cidades e outros estados.
“As comissões femininas dos Sindicatos Rurais do Paraná tem ganhado cada vez mais força. A união das mulheres do agro tem trazido resultados extraordinários e encontros muito promissores. No Oeste paranaense por exemplo, a comissão de Cascavel é um exemplo para todo estado”, diz Maria Beatriz Orso, coordenadora da Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel.
Em Corbélia, a coordenação do grupo cabe a Mariana Schecheli, vice-presidente do Sindicato Rural de Corbélia. “Tenho feito esse movimento para instalar essa comissão por muito tempo, convocando as mulheres, trazendo elas para dentro do sindicato para entender o movimento das mulheres e fortalecer as mulheres no agro. Então, pra mim, é uma felicidade enorme”, conta.
Em São Miguel do Iguaçu, a coordenação da Comissão Feminina está a cargo de Eliani Aparecida Salbego Colombari, esposa do presidente José Carlos Colombari. “Era uma antiga aspiração nossa, fruto de muito esforço, dedicação, pesquisa e determinação”, destacou Eliani.
Tanto em Corbélia quanto São Miguel, as integrantes estão com planejamento definido para 2023, e várias atividades serão colocadas em prática, especialmente cursos de liderança rural, capacitações e mobilizações. Neste primeiro momento no entanto, a prioridade é a formatação e elaboração dos respectivos regimentos internos.