Cascavel

Dezembro Vermelho: Cedip intensifica testes rápidos de HIV/Aids e ações educativas

Em Cascavel, maior incidência de casos é em jovens de 20 a 34 anos...

30 nov 22 - 10h38 Redação SOT
Dezembro Vermelho: Cedip intensifica testes rápidos de HIV/Aids e ações educativas

A Secretaria de Saúde de Cascavel ativa mais uma campanha de conscientização com a população. Desta vez, a mobilização é por conta do Dezembro Vermelho, o último mês do ano é dedicado à luta contra o vírus HIV, à Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para à prevenção e à assistência às pessoas com o vírus. 

Em Cascavel, o Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias) trabalha intensamente na assistência e no diagnóstico precoce dessas doenças durante todo o ano, mas as ações são intensificadas neste mês. As atividades são necessárias, uma vez que os números mostram que somente em 2022 foram 246 novos atendimentos no Cedip. Em relação à casos notificados, foram 64 casos ao todo neste ano, 37 de HIV e 27 de Aids. Em 2021, foram 86 notificações. 

Conforme o último balanço do Ministério da Saúde, a taxa de detecção de casos de Aids por cada 100 mil habitantes, no período de 2010 a 2019, em Cascavel é de 23,1, maior inclusive que a média nacional que é de 17,8.  

TESTES GRATUITOS - São por essas razões que a luta contra o vírus continua. O Cedip conta com disponibilização de teste rápido gratuito de HIV/Aids para população de segunda a quarta, das 7h às 12h, e na quinta das 7h às 17h. Há ainda a oferta de autotestes, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O espaço fica na Rua Cuiabá, nº 2340. Mais informações pelos telefones 3902-1247/ 3902-1722 e Whatsapp 99147-6583. 

PALESTRAS - O Cedip também oferece agendamento de orientação/palestras e testagens rápidas em empresas, buscando atingir população com menor disponibilidade de horário para buscar serviço saúde para prevenção. As empresas interessadas em agendar atividade podem entrar em contato no e-mail josanad@cascavel.pr.gov.br ou pelo telefone 3902-1722. 

Ação com  jovens - A unidade de atendimento conta ainda com um projeto com a Unioeste, chamado de ISTeja Prevenido. Na ocasião, serão feitas entregas de materiais educativos e também de preservativos em casas noturnas. A atividade está marcada para sexta-feira, dia 02 de dezembro. A ação contatá com material lúdico para orientar os jovens. 

No período de 2020/2022, 59,9% dos casos diagnosticados em Cascavel foram de jovens de 20 a 34 anos. Essa é faixa etária com mais casos no município. 

ENCONTRO DE APOIO - O Cedip também programa para o sábado, dia 03, o Encontro do Grupo de Apoio - Vida e  Atitude. A ação é voltada para pessoas que vivem com o HIV/Aids. Interessados em participar podem entrar em contato com serviço social do Cedip pelos telefones 3902-1247/ 3902-1722 e Whatsapp 99147-6583. 

CASAS NOTURNAS - A melhor forma de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis é o uso do preservativo. Por isso, neste mês do Dezembro Vermelho, o Cedip fará visitas às casas noturnas para disponibilizar dispenser de preservativos gratuitos e informativos de prevenção. Os estabelecimentos que quiserem participar da atividade, basta entrarem em contato pelo telefone 3902-1722 ou Whatsapp 99147-6583.

O Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias trabalha tanto no diagnóstico como no tratamento das pessoas com a doença, inclusive com a dispensação de medicamentos. Se houver qualquer dúvida, procure o Cedip que a equipe estará apta a atender da melhor maneira possível.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.