Cascavel

Rota Sul vai contemplar sonho de 20 anos de bairros de Cascavel

A região Sul está entre as mais antigas da colonização do perímetro urbano...

01 dez 22 - 09h11 Atualizado 01 dez 22 - 09h12 Redação SOT
Rota Sul vai contemplar sonho de 20 anos de bairros de Cascavel

Há mais de duas décadas moradores de bairros da região Sul de Cascavel sonham com uma ligação que possa, de forma ágil e segura, conectar os 15 quilômetros que separam seus extremos. O desejo antigo começa a se materializar com a formação do Núcleo Territorial da Região Sul da Acic, que reúne empresários que defendem avanços estruturais para as regiões em que moram.

“Com a colaboração da associação comercial e da prefeitura, em breve contaremos com uma rota que conduzirá essa região do perímetro urbano a um novo estágio em seu processo de desenvolvimento”, afirma o coordenador do Núcleo, Adão Aparecido Rodrigues. Nesta semana, o engenheiro Fernando Dillenburg esteve na Acic e deu detalhes do projeto. A previsão é que a primeira parte do início da futura conexão comece nos primeiros meses de 2023, com as sinalizações vertical e horizontal.

A região Sul está entre as mais antigas da colonização do perímetro urbano. Hoje, 88 mil pessoas vivem nesse quadrante da cidade. Em alguns casos, para acessar de um bairro a outro é necessário percorrer trechos de mais de três quilômetros. Há três pontos de gargalo, que exigem desvios pelas marginais ou pela BR-277, nas regiões do Santa Felicidade/14 de Novembro, Cascavel Velho/Veredas e Quebec e Guarujá. A maior dificuldade está na região da Petrocon. Em alguns casos será necessário alargar ruas, em outros construir novas passagens e há também trecho para desapropriação.

Para facilitar e tornar o projeto mais rápido e viável, pelo menos 12 quilômetros da futura conexão (uma espécie de grande avenida ligando os extremos Presidente e Guarujá) aproveitarão ruas e avenidas que já existem. Entre os benefícios da Rota Sul estão agilidade de acesso de um bairro a outro, trânsito com mais segurança, valorização da região, fortalecimento das atuais e atração de novas empresas e investimentos.

“Estamos muito animados em contribuir com uma obra dessa envergadura, fundamental para a região Sul mas que trará avanços gigantescos a todo o perímetro urbano”, diz o presidente da Acic, Genesio Pegoraro. O prefeito Leonaldo Paranhos, segundo Adão, tem dito que é intenção ter essa obra concluída ainda no atual mandato. Além da associação comercial e prefeitura, Unioeste e Transitar contribuem diretamente com as etapas do Rota Sul.

Via: Assessoria Acic - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.