Programa Oeste em Desenvolvimento elege diretoria e realiza assembleia geral
Rainer Zielasko assume segundo mandato propondo avanços tecnológicos, educacionais e forte na defesa do setor do produtivo contra retrocessos......
- O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) realizou hoje (15) sua assembleia geral e eleição da nova diretoria. O encontro foi realizado na Associação e Comercial e Empresarial de Cascavel (ACIC). A nova Mesa Diretora e Conselho Fiscal são responsáveis pela Gestão 2023-2024.
Será a segunda gestão do empresário toledano Rainer Zielasko a frente do Programa Oeste em Desenvolvimento. Zielasko já presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) entre outros importantes órgãos.
Os também empresários Elias José Zydek e Alci Rotta Júnior compõem a mesa diretora do POD como primeiro e segundo vice-presidentes. Os conselheiros fiscais do Programa eleitos para essa gestão são Carlos Reis, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, Danilo Gass, Luiz Ernesto Giacometti, Lucas Eduardo Ghellere e Gilson Altmeyer.
O presidente Rainer Zielasko agradeceu o apoio e a aprovação para o novo mandato. “Contei com valorosos parceiros dispostos e focados em fazer o melhor pela Região Oeste. Neste novo mandato essa busca pelo desenvolvimento do Oeste será ainda mais intensa e cheia de resultados”, contou o presidente.
DESAFIOS - Zielasko relembrou os desafios que o Programa Oeste em Desenvolvimento enfrentou nos últimos dois anos. “Nunca foi tão claro para mim que a grande missão do POD é identificar problemas, provocar respostas e promover a articulação de soluções. A maior prova disso foi a primeira grande missão que essa gestão enfrentou. Assumimos e nos deparamos com a discussão do Pedágio que exigiu posições firmes, estratégias audaciosas e uma representatividade que fizeram com que o Paraná garantisse um modelo diferente de todo o país”, avaliou Zielasko.
CONQUISTAS - O presidente lembrou que recentemente o SRI Iguassu Valley foi eleito o melhor ecossistema consolidado do Brasil pelo PNI o Prêmio Nacional de Inovação, que é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Outra conquista, de acordo com Rainer, foi através do trabalho árduo da Câmara Técnica de Sanidade Animal que O Paraná obteve o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação. A conquista do novo status sanitário foi oficializada na 88º Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde (OIE), realizada em Paris, na França. O próprio O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) chancelou e reconheceu que temos no OESTE às melhores iniciativa e práticas que criam um ambiente organizado, arrojado, tecnológico que serve de modelo para os país em diversas iniciativas.
“Os resultados do Oeste e a articulação dos nossos líderes resultaram em uma Mais uma conquista para o Oeste. Em breve uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será instalada no Biopark, com foco em pesquisas de suínos, aves e pescado. Isso é revolucionário e só o tempo poderá nos dizer o valor desta conquista”, considerou Zielasko.
EMPREGABILIDADE - O Programa Oeste em Desenvolvimento colocou em pauta esse assunto e criou um grupo de trabalho permanente para cuidar desse tema. São mais de 12 mil vagas e o desafio de atrair e manter bons trabalhadores para que juntos possamos crescer. Rainer destacou que a missão vai além do que encontrar trabalhadores, mas formar, valorizar e planejar a Região Oeste para que absorva com qualidade e tranquilidade dos impactos do crescimento. “Temos que pensar no impacto da chegada destas pessoas na Região Oeste e nas políticas públicas que precisam reagir na mesma velocidade do setor produtivo”, afirmou.
SEM RETROCESSOS – Para Rainer, o importante é barrar retrocessos e seguir em busca do melhor desempenho do Oeste. “O Programa Oeste em Desenvolvimento posicionou-se a favor de um plano de governo que não venceu a eleição. Faz parte do processo democrático. Estamos aqui para colaborar com o desenvolvimento, mas também estamos em uma forte defesa do que acreditamos. Isso envolve não aceitar retrocessos Tributários, Trabalhistas e de infraestrutura. Não aceitaremos nenhum retrocesso e essa é a linha mestre da nossa conduta e DNA”, reafirmou o presidente.
POSIÇÃO FIRME – Zielasko finalizou seu discurso defendendo uma revolução educacional e tecnológica na Região Oeste. “Em alguns momentos pode ser que os líderes políticos se sintam provocados e isso pode ser momentaneamente desconfortável. Superem essas resistências, unam forças com o POD, nossos objetivos são claros e planejados. A nossa defesa será sempre o Oeste e uma revolução destas não se faz sozinho”, finalizou Zielasko.
Leia Também
Mais Lidas
Mulher é ferida com faca em ponto de ônibus no Centro de Cascavel
Morre aos 72 anos Edson Morais, uma das vozes marcantes da comunicação no Oeste do Paraná
TSE rejeita por unanimidade o registro de candidatura de Pablo Marçal
Homem é preso com cocaína e materiais ligados ao tráfico durante operação em Cascavel