sexta-feira, 25 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Contribuintes podem escolher entidades para beneficiar com dedução do IR até 29 de dezembro

Parte do valor do imposto de renda pode ser repassada para ajudar projetos sociais...

Pessoas Físicas e Jurídicas têm até 29 de dezembro para destinar parte do valor do IR (Imposto de Renda) para projetos e fundos sociais. Ao doar dentro do exercício de 2022, o contribuinte tem mais liberdade para escolher os valores e as entidades. A partir do próximo ano, ainda é possível realizar a destinação, no entanto, o repasse é feito pela própria Receita Federal. 

“Optando em fazer ainda este ano, o contribuinte poderá ver o investimento de perto, porque geralmente são escolhidas entidades da cidade que as pessoas podem conferir como o dinheiro está sendo aplicado, colaborando com a comunidade mais próxima”, ressalta Sonia Xavier, presidente da AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná). 

Empresas podem destinar até 7% do seu Imposto de Renda devido para incentivo da Lei Rouanet (4%), Lei de Incentivo ao Audiovisual (1%), projetos esportivos inscritos na Lei de Incentivo ao Desporto (1%), Infância e Adolescência (1%) e Idosos (1%). 

Pessoas Físicas que fazem a declaração no modelo completo podem optar por aplicar 6% do seu imposto de renda devido. O destino dos valores podem ser direcionados aos Fundos Municipais, Estaduais e Federais ou entidades habilitadas a receber recursos desses fundos, que beneficiarão crianças, adolescentes e idosos. 

Para efetuar a contribuição é necessário informar ao programa do Imposto de Renda o nome do beneficiário, o número do CPF ou CNPJ e o código do projeto. Importante que os comprovantes sejam arquivados por cinco anos. Valores a restituir também podem ser usados para beneficiar a comunidade. 

“Para segurança, o contribuinte deve consultar no site da prefeitura se a instituição está com o cadastro regular. Além disso, é importante contratar um contador que é o profissional responsável e atualizado sobre a legislação pertinente ao IR”, orienta a presidente Sonia.

Via: Assessoria Amic Paraná - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.