“Meu maior sonho é ser um jogador de futebol”, relatou o jovem cascavelense Rafael Augusto Gonçalves da Silva, de apenas 15 anos. E assim como ele, esse é o sonho de milhares de crianças em todo o Brasil e o mundo.
Brasil, denominado o país do futebol. O maior campeão de Copas do Mundo, país do Rei da modalidade, país revelador de grandes promessas da bola. Falando assim, até parece ser o país ideal para se tornar um jogador profissional, mas, conforme a pesquisa realizada pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte, a probabilidade de uma criança se tornar um jogador de futebol profissional é de 1,5%, isso em regiões de grande massa.
Quando se fala de interior, esse número é reduzido. Porém, as estatísticas e pesquisas não contam com um fator muito rotineiro no interior, aqui há aqueles que buscam ajudar os demais, principalmente a nova geração, que será o futuro da região. O melhor exemplo é o Futebol Clube Cascavel, que além do time principal disputar a elite do Campeonato Estadual e também estar no Campeonato Brasileiro, conta com equipes de base, com centro de treinamentos próprio, e projeto social para comunidade.
“A Fábrica Cascavelense de Cidadão (FCC) tem como primeiro objetivo formar um cidadão para que na sequência ele possa se tornar um profissional, se tiver aptidão pode ter oportunidade no futebol, caso contrário encaminhamos o jovem para empresas parceiras, onde pode dar seus primeiros passos profissionais.”, afirmou Juarez Assmann, presidente do projeto.
O projeto para formar cidadãos já conta com mais de 20 anos e na metade do ano de 2021 juntou força com o time da cidade, para que assim possam colher bons frutos dando mais oportunidade aos jovens. Com o parceiro Cascavel, nos cinco núcleos do projeto nos bairros Tarumã, Riviera, Santa Cruz, Colmeia e Santa Felicidade, adolescentes recebem uniforme completo para que possam praticar atividades físicas.
E contrariando as estatísticas apresentadas anteriormente, em menos de 2 anos de parceria, o jovem Rafael, frequentante do núcleo Santa Cruz do projeto FCC, irá integrar a equipe sub-15 do Futebol Clube Cascavel.
“Eu entrei no projeto faz cerca de 2 anos, um amigo indicou, fui e acabei gostando. Meu amigo desistiu, mas eu continuei. Não gostava de algumas coisas, mas logo entendi que era bom para o meu futuro, como atleta e cidadão. Além de disciplina, respeito e parceria, o Juarez me ajudou em muitas coisas, até voltar a estar mais perto de Deus", destacou o novo “Piá do Ninho”, Rafael.
Nestes dois anos de projeto, muitas competições internas foram realizadas com parceria do Cascavel. Nestas competições o menino Rafael se destacou, atraindo olhares dos membros da comissão técnica das equipes de base da Serpente, então foi convidado, junto aos pais, para que ele integrasse o Sub-15.
Nesse momento são muitos sonhos realizados, não só o do Rafael. Para que esse jovem alcançasse algo que sempre almejou, o Juarez e a Fábrica Cascavelense de Cidadão fez seu trabalho de formação, o Futebol Clube Cascavel fez o seu trabalho de suporte ao projeto e atenção com os jovens e agora fará a formação e por último, mas não menos importante, os pais fizeram seu “trabalho” de educá lo.
“O projeto é uma grande ajuda na formação do homem, já que o esporte caminha junto a educação e dedicação. É sempre gratificante ver os filhos realizando ou tendo oportunidade de realizar seus sonhos. É ainda mais maravilhoso ver a alegria dele, estou me sentindo muito orgulhoso”, afirmaram os pais de Rafael.
Cascavel acredita que o sucesso está em ajudar a população que tanto os apoia e em breve pretende trazer junto aos times de base, mais atletas do projeto e levar a Fábrica Cascavelense de Cidadão para mais cidades.
Via: Assessoria Futebol Clube Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS