Crea-PR fiscaliza montagem de estandes no 35º Show Rural Coopavel
Trabalhos começam nesta terça-feira e seguem até sexta-feira, quando um balanço será apresentado...
O Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) realiza, a partir desta terça-feira (31), ações de fiscalização preventiva nos estandes que serão montados para a 35ª edição do Show Rural, em Cascavel.
O objetivo das ações é colaborar com a máxima segurança de todos os visitantes do evento, que será realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro, no Parque Tecnológico Coopavel. A expectativa dos organizadores é receber um público de 300 mil pessoas.
“A fiscalização tem como foco verificar a presença de profissionais habilitados envolvidos na montagem, analisar documentações necessárias para a instalação dos estandes e também identificar possíveis irregularidades”, explica o gerente da regional Cascavel do Crea-PR, Engenheiro Civil Geraldo Canci.
Ele ressalta que a iniciativa não tem foco punitivo, mas, sobretudo, de orientar e conscientizar todos os envolvidos nas atividades de engenharia.
“A ação de fiscalização já se tornou tradicional e é realizada sempre antes do Show Rural ser aberto ao público. Sabemos da responsabilidade que os profissionais do Crea-PR têm, para que esse evento, considerado o maior do agronegócio brasileiro em toda a América Latina, ocorra de forma segura”.
Com relação à montagem dos estandes, fiscais do Crea-PR avaliam questões estruturais, a parte elétrica, de prevenção de incêndio e também se as equipes estão trabalhando de forma segura, para evitar quedas e outros acidentes com funcionários e com o público.
“O projeto elétrico evita alguns riscos de acidente, já que há muitas estruturas metálicas e que podem ficar energizadas. No evento também são utilizados aparelhos de ar condicionado, que exigem um direcionamento de instalação por parte de engenheiros eletricistas ou engenheiros mecânicos”, cita o Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, Marcelo Silva de Godoy, que autuará na fiscalização.
A Engenheira Eletricista e inspetora do Crea-PR, Luana Veber, ressalta que apesar das instalações no Show Rural serem consideradas por parte da engenharia como temporárias ou provisórias, precisam seguir normativas específicas.
“Dentro da instalação elétrica temos duas principais: a NBR 5410 e uma complementar na parte de aterramento, que é a NBR 5419. Todo estande deve possuir um projeto elétrico, com dimensionamento correto das cargas, evitando, dessa forma, sobrecarga de circuito, incêndios e, principalmente, protegendo as pessoas que vão circular por ali”, enfatiza.
A fiscalização ocorrerá em toda a estrutura do evento até a sexta-feira, quando então o Crea-PR divulgará um balanço das ações. No ano passado foram fiscalizados 256 estandes, desse total, houve a identificação de 478 atividades técnicas e 175 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).