Paraná

Concerto internacional lota Teatro Municipal na abertura da temporada 2023

om a casa lotada - 980 pessoas retiraram ingressos - o show foi um sucesso e ganhou...

08 fev 23 - 21h44 Redação SOT
Concerto internacional lota Teatro Municipal na abertura da temporada 2023

A Secretaria de Cultura abriu a temporada cultural de 2023 na terça-feira (07) com o espetáculo multimídia “2016”, concerto estrelado pelos músicos portugueses Fernando Costa (violoncelista), Pedro Lopes (violinista) e João Vasco (pianista, diretor artístico e autor do projeto artístico). Com a casa lotada - 980 pessoas retiraram ingressos - o show foi um sucesso e ganhou muitos elogios do público presente no Teatro Municipal de Toledo, palco principal da Capital da Cultura do Oeste do Paraná.

Para a farmacêutica bioquímica e astróloga, Cláudia Freitas dos Santos, o show foi impactante. “Fiquei sabendo por uma amiga do espetáculo e como toco piano desde pequena, sempre convivi com a música e achei interessante vir. As músicas são incríveis, autorais, com influência de grandes compositores, bem ritmadas. Eu gostaria que eles tocassem um pouquinho mais. Realmente, saio muito satisfeita com o que pude acompanhar e inclusive vou comprar cd’s, um para mim e um para presentear meu professor de música”, disse. 

A afirmação confirma o presente que a Secretaria de Cultura ofereceu aos toledanos gratuitamente. “Foi uma belíssima apresentação, com repertório de música clássica e contemporânea. Com certeza será inesquecível, especialmente por ser algo mais erudito e mesmo assim a população foi muito receptiva. O Teatro estava lotado para um momento que já passou por diversos países e apenas três municípios brasileiros tiveram a oportunidade de assistir: Foz do Iguaçu, Toledo e Rio de Janeiro. Que bom que os toledanos aproveitaram esta oportunidade única”, comemorou. 

O espetáculo - Com produção cultural de Fabrício Chianello, o espetáculo é uma realização das empresas Espaço Carioca, Smille Produções Artísticas e Ymbu Entretenimento. Além do Governo da República Portuguesa, por meio da Direção Geral das Artes, há ainda, localmente, os apoios da Secretaria da Cultura de Toledo, do Restaurante Família Jhony´s e do Jardim da Pierina. 

Com estilos musicais eruditos que variam do barroco ao contemporâneo, o repertório conta com obras musicais inéditas que são acompanhadas por filmes de autoria de João Vasco que dialogam com a performance do trio no palco. Os números são influenciados pelo legado deixado por autores clássicos (Schubert, Chopin, Stravinsky, Schnitke e Ligeti), minimalistas (Steve Reich e Philip Glass) e contemporâneos (Ryuichi Sakamoto), além dos portugueses Carrapatoso e Sassetti.

Próximas atrações - As movimentações culturais voltam no dia 26 de março com celebrações religiosas em homenagem aos Pioneiros. No mesmo dia acontece o lançamento do documentário "Memórias de Toledo", em horários ainda a serem definidos. No dia 27, será realizada a inauguração do busto da pioneira Diva Paim Barth, no Parque Ecológico que a homenageia. A data também está reservada para o Encontro dos Pioneiros de Toledo. Para o mês de abril, de 24 a 29, a Secretaria de Cultura promove o Festival de Teatro. 

Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.