Cascavel assina termo de cooperação técnica com a Unioeste para fortalecer a piscicultura
Assinatura aconteceu nesta quinta-feira durante o Show Rural Coopavel...
A Secretaria de Agricultura (Seagri) assinou, nesta quinta-feira (9), no Show Rural Coopavel, um termo de cooperação técnica com a Unioeste, campus de Toledo. A proposta é fazer um amplo diagnóstico e apontar alternativas para fortalecer a piscicultura dentro do município.
O secretário de Agricultura, Renato Segalla, destaca que Cascavel possui um potencial grande a ser alcançado na piscicultura e, por isso, serão realizados projetos que tragam incentivos para a produção de peixes. Para isso, será elaborado um projeto de lei que definirá as formas de incentivo à produção
Segalla lembra que Cascavel possui um Valor Bruto da Produção (VBP) superior a R$ 3 bilhões e que a piscicultura representa apenas 1,5% desse montante.
“Então nós já temos alguns estudos que potencializam muito o crescimento dessa atividade, até como forma de diversificação da produção para melhorar a renda e qualidade de vida do produtor rural. E o município precisa criar esse programa com algumas ações, alguns incentivos para que a gente possa avançar de uma forma significativa”, explica o secretário.
A ideia é potencializar a pequena propriedade, que geralmente utiliza a mão de obra familiar e, com isso, agregar uma maior rentabilidade às famílias.