A Secretaria Municipal da Educação, na perspectiva de diagnosticar a aprendizagem e avaliar o desempenho das mais de 5000 crianças matriculadas nas turmas de 3º, 4º e 5º anos, da Rede Municipal de Ensino, elaborou a Prova Toledo de Língua Portuguesa e Matemática. A Prova Toledo foi aplicada pelos próprios professores regentes de turmas, nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de fevereiro.
As Provas foram elaboradas pelos coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática da Secretaria Municipal da Educação, pautando-se nas diretrizes da Proposta Pedagógica Curricular da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e nas Matrizes de Referência da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), além da Prova Brasil. Essas referências norteiam as avaliações do Sistema de Avaliação da Aprendizagem.
“Essas definições e resultados é para a gente ter um diagnóstico da situação das possíveis defasagens que há no ensino, em quais locais e conteúdos estão mais presentes. A divulgação dos resultados vai ser no início da primeira semana de março. A partir desses resultados, os professores e nossos coordenadores de português e matemática já estão levantando como proceder, dependendo do conteúdo que há defasagem, para não deixar nenhuma criança para trás”, garante a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa.
O coordenador de Língua Portuguesa, professor Valdinei José Arboleya informou que transcorreu tudo tranquilamente com a aplicação das provas. “Como estamos em fase de mudança da matriz curricular de língua portuguesa e de matemática do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) o resultado será avaliado para trabalharmos diretamente com os professores os aspectos que precisam ser reajustados no processo de ensino para melhorar o desempenho do município nos resultados das avaliações externas”, explicou o coordenador.
Segundo a diretora do Departamento de Ensino da Smed, Dirce Maria Steffens Külzer, com os resultados da Prova Toledo, a Secretaria Municipal da Educação fará uma atuação direta na formação dos professores, prevista para acontecer no mês de março, com análise de resultados e encaminhamentos pedagógicos, principalmente naquilo que a Prova Toledo demonstrar mais fragilidades. “O objetivo é a melhoria da qualidade da aprendizagem de todas as crianças”, afirmou.
Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS