Extremamente raro: Menina chilena de 7 anos é diagnosticada com câncer de mama
Criança foi submetida a uma cirurgia de retirada do câncer após diagnóstico extremamente raro; saiba mais sobre a doença...
O diagnóstico de câncer é sempre uma notícia difícil e dolorosa, mas quando atinge crianças e jovens, a situação se torna ainda mais delicada. Infelizmente, foi o que aconteceu com a pequena Maura, moradora da cidade de Quillota, no Chile, que aos sete anos de idade foi diagnosticada com câncer de mama, uma doença extremamente rara nessa faixa etária.
O caso de Maura ganhou repercussão após sua mãe, Patrícia Muñoz, relatar em um programa de televisão chileno sobre a descoberta da protuberância abaixo do mamilo da filha durante um banho em agosto de 2022.
Após exames, o diagnóstico foi confirmado em setembro do mesmo ano e a menina precisou passar por uma cirurgia para a retirada da mama afetada, uma situação que preocupa a mãe pela possibilidade de afetar a autoestima da filha no futuro. O relato do caso foi feito ao programa chileno “24 Horas”.
Desde então, Maura segue em observação e aguardando análise de novos exames. O caso da menina chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mesmo em casos raros como esse, e para a necessidade de conscientização sobre a doença em todas as faixas etárias.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Por isso, a data de 15 de fevereiro é considerada, desde 2002 pela Childhood Cancer International (CCI), como o Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil, uma oportunidade para lembrar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença em todas as idades.