Cascavel

Portaria define normas para uso de arma de fogo por agentes da GM dentro e fora do serviço

Porte velado fora do trabalho é autorizado, mas agentes não podem usar a arma de ma...

24 fev 23 - 16h20 Atualizado 24 fev 23 - 16h27 Redação SOT

Uma portaria publicada pela Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade (Sesppro) no Diário Oficial do Município de Cascavel nesta sexta-feira (24), estabelece Norma Geral de Ação (NGA) para a concessão de porte de arma de fogo para o agentes da Guarda Municipal (GM).

A NGA levou em consideração um convênio celebrado entre o Município de Cascavel e a Polícia Federal em 2017.

De acordo com o documento, o servidor com arma acautelada precisa seguir algumas regras para o uso do armamento fora de serviço. O secretário de Segurança Pública, Pedro Fernandes, explica que não está proibido o porte de arma de fogo da corporação fora do expediente, mas isso não pode acontecer ostensivamente.

“O agente da Guarda Municipal que não estiver em serviço poderá fazer o uso do que chamamos de porte velado, diferente de quando ele está trabalhando que o porte é ostensivo, ou seja, a arma fica exposta. Fora do expediente ele poderá portar o armamento, porém de forma oculta, sem que as pessoas ao seu redor percebam”, explica o secretário Pedro Fernandes.

Junto com o armamento, os guardas municipais recebem um Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), documento que deve acompanhar a cédula funcional como porte.

O documento publicado hoje possui 18 artigos com as normas para o uso das armas pelos agentes da corporação durante o serviço e fora dele.

Alexandre Henrique dos Santos, diretor da  Guarda Municipal, explica que os agentes ao receberem o armamento assinam um termo de responsabilidade e cautela, não só da arma, mas das munições e demais equipamentos de uso no trabalho.

“Os servidores são orientados a observar e cumprir os dispositivos presentes na NGA. O uso indevido desses equipamentos poderá levar o agente a responder administrativamente pelos seus atos, bem como ser responsabilizado civil e criminalmente. Nós temos uma Guarda Municipal responsável, consciente de suas obrigações e deveres, que tem com focos estar junto à população nos territórios de forma amiga, levando proteção à comunidade. Temos, de fato, uma guarda cidadã”, destaca.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.