Paraná

Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros

Secretaria do Turismo do Paraná atua junto com as Instâncias de Governança Regionai...

26 jul 24 - 20h54 Redação SOT
Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros

A Secretaria do Turismo do Paraná está fazendo uma campanha junto às Instâncias de Governança Regionais (IGRs) para informar empreendedores de atividades voltadas ao turismo quanto à importância do Cadastur. Trata-se de um sistema do Ministério do Turismo de cadastro e legalização de profissionais e empreendimentos do setor.

O objetivo é que os empresários tenham o conhecimento de que com esse cadastro é possível acessar linhas de crédito como do Fungetur (Fundo Geral do Turismo), do governo federal. O fundo tem, atualmente, cerca de R$ 26 milhões disponíveis para financiar projetos de empreendimentos voltados ao turismo no Estado.

São financiamentos realizados junto à Fomento Paraná e que podem transformar a vida dos empresários do setor. “Estamos em um momento favorável para investimentos no setor, pois temos hoje um Governo que acredita no turismo como fonte de geração de emprego e renda”, destacou o secretário do Turismo, Márcio Nunes.

Ele lembra que é fundamental que os profissionais que já tenham o registro no Cadastur fiquem atentos quanto ao prazo de validade do mesmo – dois anos para pessoas jurídicas e cinco anos para guias de turismo. “Muitos créditos são negados pela falta de atualização desse cadastro”, disse Nunes.

Atualmente, o Paraná possui mais de 11,2 mil cadastros válidos no Cadastur, sendo obrigatório para acampamento turístico, agência de turismo, guias, parque temático, organizadora de eventos, meio de hospedagem e transportadora turística.

Também podem ter o cadastro empresários de restaurante, cafeteria, bar e similares; de entretenimento e lazer e parque aquático; locadora de veículos para turistas; prestador especializado neste segmento; casas de espetáculos e equipamentos de animação; empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, prestador de infraestrutura de apoio para eventos e centro de convenções.

BENEFÍCIOS – Os créditos por empréstimos e financiamentos podem ser usados para investimentos como a compra de bens e também como capital de giro. O maior benefício é a taxa de juros de 0,68% ao mês para projetos e empreendimentos de qualquer porte com atividades voltadas ao turismo. O cadastro pode ser feito no site do Cadastur.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.