Prefeitura tem mobilização para homenagear e empoderar as mulheres durante todo o mês de março
Programação conta com serviços gratuitos, prevenção à saúde, atividades esportivas, informações e entretenimento para as cascavelenses,..
A Prefeitura de Cascavel reconhece e valoriza o protagonismo das mulheres cascavelenses para o desenvolvimento de toda a cidade. Como forma de homenagear e empoderar ainda mais ala feminina, o Município prepara uma série de atividades especialmente para elas durante todo o mês de março, em alusão Dia Internacional da Mulher.
A programação terá a largada já neste domingo (5), durante a Feira do Teatro, a partir das 8h. A Feira terá a participação de várias secretárias com ações dedicadas ao público feminino. A Secretaria de Saúde levará ao local a unidade móvel do Comboio da Saúde com oferta de teste rápido, orientações e outros. A Secretaria de Meio Ambiente terá a exposição com fotos de trabalhadoras da reciclagem, distribuição de mudas frutíferas e orientações sobre a reciclagem. Outros serviços também estarão disponíveis na feira.
Na segunda-feira, dia 6, às 8h, a Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e de Políticas sobre Drogas realizará uma roda de conversa com os alunos do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, com o tema “Pobreza menstrual no Brasil – Desigualdades e violações de direitos”. Vale destacar que a Sesd tem ativo o programa DignaIdade, que promove à distribuição de absorventes às jovens em situação de vulnerabilidade social. Ao longo de todo o mês de março, a secretaria terá mais ações em instituições de ensino e nos Cras com o público feminino. O foco será sempre o empoderamento.
FEIRA DA MULHER - No dia 8 de março, haverá o ápice das atividades, com a terceira edição da Feira da Mulher, que será realizada no estacionamento da Secretaria de Assistência Social, na Rua Paraná, em frente à Prefeitura. Neste dia serão disponibilizados diversos serviços e atividades recreativas e culturais, de forma gratuita, a todas às mulheres.
A Seaso, que encabeça o evento, promoverá ações de autoestima, com oferta de serviços de beleza, orientações, artesanato, além de mobilizar as mulheres atendidas na rede de Assistência Social para participar da atividade. Órgãos privados também se unem à campanha.
Na feira, o Banco da Mulher estará presente para auxiliar a ala feminina a empreender, com as opções de empréstimos sem juros. O Comboio da Saúde prestará atendimentos. A Transitar fará o lançamento da campanha “Dirija como uma Mulher”. Haverá distribuição de mudas frutíferas e bolsas de ráfia pela Secretaria de Meio Ambiente. A Guarda Municipal orientará sobre os serviços da Patrulha Maria da Penha, que atende em regime de plantão às mulheres pelo 153 em Cascavel.
A Secretaria de Planejamento e Gestão tem um quadro de servidores cerca de 8 mil profissionais. Desse total, mais de 6 mil são mulheres. Com toda essa força de trabalho feminina, a Seplag prevê várias ações para as funcionárias públicas, inclusive, durante a Feira da Mulher a Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho prestará orientações sobre saúde, vai aferir pressão e fará encaminhamentos de exames de mamografia. A Seplag também reserva algumas surpresas para as servidoras, bem como a Secretaria de Finanças.
A Secretaria de Esporte e Lazer se une à mobilização e vai animar o dia com aulas de dança de zumba, além de verificar o IMC (Índice de Massa Corpórea) e palestras sobre atividades física e nutrição. A Secretaria de Agricultura também se junta à campanha com oferta de serviços e convite às mulheres produtoras que representam a força do campo. Todo o governo municipal está unido para proporcionar um dia informativo e com entretenimento para as cascavelenses.
Ações para todas as mulheres - O Dia da Mulher, próximo dia 8, também terá eventos paralelas à feira. A Transitar planeja a ação educativa Direção Segura, das 9h às 10h, na Avenida Brasil, em frente à Catedral, especialmente voltada às pedestres e mulheres motoristas. Já o Instituito de Previdência dos Servidores Públicos do Município prestará esclarecimentos às servidoras sobre as regras de aposentadoria. A ação será na Prefeitura.
A Secretaria de Cultura terá a atividade Café com Histórias Femininas, que homenageará as pioneiras de Cascavel. A ação será no Museu Histórico Celso Fomigheri Sperança, a partir das 15h.
A Sesd programa para o dia 10 de março o encontro “Mãe de Fé, Mães que Lutam”, às 13h30, na sede da secretaria, com as esposas, mães e filhas de pessoas acolhidas em comunidades terapêuticas para tratamento de dependência química.
No mesmo dia, a Semel vai botar a mulherada para praticar esporte. Durante todo o dia, a secretaria de Esporte terá oferta de aulas gratuitas de hidroginástica, ginástica ao ar livre, pilates, além de avaliação nutricional e orientações.
Ainda dia 10, às 16h, a Secretaria de Cultura terá o evento Café com Histórias das Servidoras da Secult, na Biblioteca Pública. Já no dia 11 de março, a Cultura promove o Concerto Agora São Elas, às 20h, no Teatro Municipal, que vai valorizar o talento das artistas cascavelenses, com uma apresentação totalmente feminina. O evento será aberto a todos os públicos.
DIREITO DAS MULHERES - As lutas das mulheres também ganham mais força com a reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que será realizada entre as conselheiras governamentais e não governamentais. O encontro será na Sede da OAB de Cascavel.
A Secretaria de Educação, que tem em seu quadro a maioria absoluta de mulheres, convocará as servidoras para uma palestra sobre autocuidado e saúde da mulher no dia 14 de março, no auditório da Ceavel.
As mulheres da República dos Idosos receberão a visita especial da Guarda Municipal no próximo dia 21 de março, às 16h, para uma roda de conversa, com direito à música ao vivo e muita animação.
As agentes femininas da GM, que atuam intensamente na segurança pública, também estarão em destaque no 1º Encontro das Guardas Municipais de Cascavel. A ação está marcada para o dia 24 de março, a partir das 14h, no Sismuvel.
I ENCONTRO MULHER NORTE - A região Norte do Município terá uma ação especial no dia 29 de março. A Sesd vai promover o I Encontro Mulher Norte, das 13h30 às 16h30, na sede da secretaria.
O objetivo é promover uma tarde com atividades recreativas e informativas para as mulheres atendidas pela rede de atenção e proteção social da região. A mobilização inédita também reunirá serviços de várias secretarias.