08 de dezembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Mulheres são a maioria na OAB Cascavel

Na entidade, uma comissão específica atua em prol da mulher advogada...

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (8) é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Na a OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cascavel), a data é celebrada com a supremacia feminina: são 1.735 advogadas mulheres em comparação a 1.622 advogados homens. 

Diante disso, dentro da entidade, existe a Comissão da Mulher Advogada (CMA), que funciona como um espaço de diálogo e construção de uma OAB que representa mais da metade feminina da advocacia. 

“Conscientizamos as mulheres sobre seus direitos, incentivamos o protagonismo e o empreendedorismo feminino e como superar dificuldades, já que a mulher, além de profissional, é mãe, esposa e dona de casa. É uma tripla jornada de trabalho juntamente com o sonho de se desenvolver profissionalmente”, comenta a presidente da CMA, doutora Dayana Schihotski.

Além de todo o trabalho interno, a Comissão busca, junto ao Ministério Público (MP), que o Estado tenha políticas públicas para as mulheres, na perspectiva de igualdade para esse público.  

Nesse sentido, de acordo com Dayana, os desafios ainda são muitos, a exemplo da inclusão da mulher – não somente na advocacia, mas também no cenário político, por exemplo. Outras pautas como enfrentamento à violência doméstica, machismo, imposição de padrões de beleza, entre outros, também estão entre as dificuldades enfrentadas diariamente pelo público feminino. 

Foram justamente essas desigualdades que levaram a presidente da CMA a cursar Direito. 

“Minha formação foi uma conquista pessoal. O fato de poder auxiliar a sociedade como um todo e buscar a paridade de gênero, de sermos tratadas de forma igual, me estimularam a entrar no meio jurídico e na Comissão da Mulher Advogada”, comenta. Ela também integra o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. 

Por meio do exemplo de Dayana e das mais de 1.735 advogadas cadastradas na OAB Cascavel, o presidente da entidade, Alex Gallio, aproveita para homenagear a todas.

“Neste Dia Internacional da Mulher, gostaria de reafirmar o compromisso da OAB Cascavel em promover a igualdade de gênero e em trabalhar para garantir que as mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades que os homens em todas as esferas da vida”, afirma o presidente da OAB Cascavel, doutor Alex Gallio.

Cota de gênero nas eleições - Pensando em esclarecer a temática e debater a cota de gênero nas eleições, a Comissão da Mulher Advogada em conjunto com a Comissão de Direito Eleitoral já planejam um evento que será realizado no próximo dia 15. 

A audiência pública com o sociólogo e professor Almir Kanitz vai promover a discussão sobre os motivos que ainda estejam impedindo a adesão feminina no universo político, mesmo diante da Lei das Eleições (artigo 10, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/97), que determina que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas em cada sexo em uma eleição.

O evento é gratuito, aberto para toda a comunidade e será realizado na sede da subseção (Avenida Assunção, 668), a partir das 18h30. Para realizar a inscrição, basta preencher o formulário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdN6w46dGp0XBH8BSekmbMJY5tMgkx87VJMBEAZS7xlGEWX-A/viewform?usp=send_form.

Palestra - Outro evento que também está sendo programado pela Comissão da Mulher Advogada é uma palestra intitulada: "Consultoria de imagem: a importância da imagem pessoal", com a especialista Luana Pandini. 

O evento é aberto para advogados e comunidade em geral e ocorrerá na sede da Subseção (Avenida Assunção, 668), a partir das 19 horas. Para participar, a taxa é de R$25, mais a doação de um pacote de absorvente, que será posteriormente doado para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para realizar a inscrição, basta entrar em contato com a OAB Cascavel pelo WhatsApp (45) 9 9109-4912. No mesmo número, o comprovante de pagamento da taxa de inscrição poderá ser enviado.

Por: SOT/Via: Assessoria OAB Cascavel - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.