22 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Combate à Dengue: Secretaria de Saúde de Cascavel realiza o 2º LIRAa de 2023

Ao todo, serão vistoriados 4.736 imóveis. Ações acontecerão de segunda (13) a quarta-feira (15) no Município;..

Combate à Dengue: Secretaria de Saúde de Cascavel realiza o 2º LIRAa de 2023

A Secretaria de Saúde de Cascavel iniciará na próxima segunda-feira (13) o 2º Levantamento de Índice Rápido e amostral (LIRAa) deste ano. O objetivo é monitorar o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os agentes de Endemias vão vistoriar 4.736 imóveis até quarta-feira (15) para o levantamento do índice de infestação do mosquito na cidade.

No primeiro ciclo realizado em janeiro de 2023, o município registrou um índice de infestação de 2%, considerado médio risco para a infestação geral. O preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 117 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, o que significa que serão realizadas visitas em todos os bairros da cidade.

Durante a realização do LIRAa, é feita uma técnica de pesquisa larvária, coletando larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio. Isso permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro e evidenciar a prevalência de criadouros em cada estrato. Dessa forma, mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população na recepção dos agentes de Endemias para a realização da vistoria e lembra dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. A iniciativa é fundamental para atualizar o índice de infestação por Aedes no município e programar ações de tratamento e intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.

No ano epidemiológico 2021/2022, que vai de 1º de agosto de 2021 a 30 de julho de 2022, Cascavel entrou em epidemia de dengue, com 13.010 casos positivos e 15 óbitos registrados no Informe Epidemiológico. A Secretaria de Saúde lembra que o combate à dengue é dever de todos e que a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhada entre a comunidade e o setor público.

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade