Paraná

Projeto de esporte apoiado pelo BRDE beneficia 2 mil alunos de famílias vulneráveis

Projeto “O Esporte é Para Todos”, do Marista Escolas Sociais, estimula hábitos que...

18 mar 23 - 21h49 Redação SOT
Projeto de esporte apoiado pelo BRDE beneficia 2 mil alunos de famílias vulneráveis

Cerca de 2 mil alunos são atendidos pelo projeto “O Esporte é Para Todos”, ação realizada pelo Marista Escolas Sociais, com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (11.438/06). Os alunos são de famílias de baixa renda e o projeto busca estimular hábitos que contribuam para o desenvolvimento da educação integral destes jovens.

Os recursos repassados pelo BRDE via incentivo fiscal possibilitaram a aquisição de equipamentos e materiais esportivos, distribuídos a dez unidades do Marista Escolas Sociais em Curitiba, Ponta Grossa, Almirante Tamandaré e Cascavel. O projeto também atende crianças e adolescentes de São Paulo e Santa Catarina.

O Marista Escolas Sociais, que faz parte da Rede Integrada de Educação Básica do Brasil Marista, oferta educação básica gratuita para alunos de baixa renda. “O Esporte é Para Todos” preconiza o esporte no ambiente educacional, considerando que a prática de exercícios físicos possibilita o desenvolvimento de aspectos intelectuais, emocionais, sociais e culturais. São ofertadas aulas gratuitas para aproximadamente 7.500 crianças e jovens, entre 1 e 18 anos de idade, de famílias em situação de vulnerabilidade social

“O cenário de sedentarismo nos jovens é muitas vezes gerado pela falta de espaços e acesso a ações esportivas estruturadas. Graças ao apoio do BRDE foi possível não só qualificar práticas esportivas já existentes nas unidades, como também viabilizamos a diversificação da oferta de modalidades”, explicou o coordenador de projetos e captação de recursos da Rede Integrada de Educação Básica do Brasil Marista, Rodolfo Schneider.

“A qualificação e a diversificação contribuem diretamente para ampliar o interesse e a permanência de crianças, adolescentes e jovens junto a estas práticas. A oferta de equipamentos e materiais novos influenciam no aprendizado das técnicas, no interesse e no desempenho dos alunos. Já a diversificação possibilita que os diferentes interesses dos educandos, possam ser acolhido, facilitando a decisão pela prática esportiva”, complementou.

O aporte recebido via Lei de Incentivo Fiscal, também possibilitou a contratação de nove profissionais de Educação Física, em conjunto com outros professores já atuantes nas sedes. São oferecidas aulas nas modalidades de atletismo, basquete, ginástica, futebol de salão, futebol society, jiu jitsu, judô, karatê, tênis de mesa, vôlei e xadrez para os alunos atendidos. As atividades extracurriculares ocorrem ao menos duas vezes por semana para cada modalidade, em todas as escolas.

O aluno Gabriel Ferreira de Lima, de 14 anos, conta que as atividades tiveram grande impacto em sua rotina. “Antes do projeto eu não tinha contato com esportes, mas percebi que isso ia fazer diferença. Eu era um pouco sedentário, graças a esse projeto até minha coordenação motora está melhor e eu sinto que consigo socializar mais”, disse.

Em Ponta Grossa, os alunos participaram dos Jogos da Primavera, no segundo semestre de 2022, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Entre as premiações, conquistaram medalhas de ouro e prata no atletismo, medalha de bronze na natação e ouro e prata no tênis de mesa.

“O incentivo ao projeto possibilitou melhorias na prática das atividades. O esporte ensina sobre cooperação, proatividade e trabalho em equipe”, revelou a diretora da Escola Social Marista, Daniela Aparecida do Nascimento. “A atividade física durante o período escolar possibilita ao aluno um hábito de vida mais saudável, além de contribuir com a disciplina, foco e saúde mental, por isso as práticas são tão importantes dentro das escolas”.

BEM-ESTAR SOCIAL – A cada ano, o BRDE direciona parte de seu imposto aos proponentes de projetos aprovados para captação de recursos por meio das leis de isenção fiscal, via Fundos da Infância e da Adolescência; com contexto no Estatuto do Idoso e Fundo Nacional do Idoso; Lei de Incentivo ao Esporte; Lei do Audiovisual; e Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O objetivo é fomentar ações que estimulem a economia e projetos sociais que são realizados por entidades não governamentais ou iniciativa privada.

“O BRDE tem como ideal, o desenvolvimento social e econômico da região onde atua, sendo assim, o banco apoia e acompanha projetos que tenham como objetivo promover as atividades no meio cultural e esportivo e de inserção social tanto de idosos quanto crianças e jovens”, comentou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski. “É uma contrapartida para a sociedade, com o bom uso da renúncia fiscal e os impostos destinados a áreas tão significativas para o bem-estar social”.

Em breve, o BRDE deve lançar uma cartilha digital, a fim de explicar passo a passo como empresas podem aderir a Lei de Incentivos Fiscais, de forma didática e desmistificando esse processo que colabora com segmentos tão diversos e socialmente importantes.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.