Cascavel

Câncer de Intestino: HUOP faz mutirão de exames de colonoscopia

Os pacientes foram atendidos no Centro de Imagens do HUOP pela equipe preparada par...

21 mar 23 - 09h02 Redação SOT
Câncer de Intestino: HUOP faz mutirão de exames de colonoscopia

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realizou nesta segunda-feira (20), um mutirão de exames de colonoscopia contra o câncer de intestino, um dos três tipos mais letais no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama nas mulheres e o câncer de próstata nos homens. No total, foram realizados 10 exames de imagem que investiga alterações no intestino grosso e no final do intestino delgado. 

Os pacientes foram atendidos no Centro de Imagens do HUOP pela equipe preparada para o mutirão. O evento em alusão ao março azul, mês voltado a prevenção do câncer de intestino, contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual Paraná e da Sociedade Paranaense de Coloproctologia. Equipes de médicos, residentes de medicina, enfermeiros, anestesistas e técnicos de enfermagem participaram da execução do projeto. 

O coordenador e responsável técnico médico do setor de endoscopia do HUOP e presidente da Sociedade Paranaense de Coloproctologia, André Pereira Westphalen, falou da importância dos exames preventivos realizados neste dia “Esse mutirão é fundamental para conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de intestino, tanto da população como de gestores da saúde pública; e a Unioeste não poedeira se furtar de participar de uma campanha tão importante para sociedade. É a universidade se aproximando do cidadão, fazendo seu papel social e educador.”, finalizou Westphalen. 

A doença - Um estudo da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) ao longo de 2022, mostrou que em média 265 brasileiros são internados diariamente no Sistema Único de Saúde (SUS) por complicações graves relacionadas ao câncer de intestino.

O Paraná registrou 108.296 ocorrências hospitalares para tratamento de câncer de intestino, ficando na segunda posição entre os cinco estados brasileiros com o maior registro da doença. São Paulo aparece no topo da lista com 178.355 casos, na terceira posição Minas Gerais com 105.441 casos registrados, seguido por Rio Grande do Sul com 78.140 casos e Santa Catarina com 48.995 casos durante 2022.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de  45 mil novos casos de câncer de intestino devem ser diagnosticados entre 2023 e 2025. Se esses números se confirmarem, a doença alcançará mais de 136 mil pessoas no país. A estimativa é de 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 entre homens e 23.660 entre mulheres.

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Guilherme Silveira


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.