Cascavel

Fazenda Escola da Univel vira centro de excelência em pesquisa

A raça Purunã é fruto de 30 anos de estudos e pesquisas do o IDR-Paraná e o nome é...

23 mar 23 - 18h15 Atualizado 24 mar 23 - 12h31 Redação SOT

O Centro Universitário Univel firmou parceria com o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e com a Associação dos Criadores de Purunã para desenvolver pesquisas sobre essa raça bovina. Selada ainda durante o Show Rural 2023, com participação do reitor Renato Silva, a parceria visa manter o desenvolvimento técnico-científico da raça.

A raça Purunã é fruto de 30 anos de estudos e pesquisas do o IDR-Paraná e o nome é uma homenagem à Serra do Purunã, que delimita os Campos Gerais do Paraná e fica próxima à fazenda modelo de Ponta Grossa, onde os cruzamentos e pesquisas foram desenvolvidos.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Paulo Figueira, o objetivo é realizar as cruzas dos animais puros que estão na Fazenda Escola da Univel e, com isso, permitir que os acadêmicos desenvolvam protocolos de tratamento, semiologia, reprodução e atendimento clínico a esses animais.

"O intuito deste convênio é levantar dados e adicionar aos já brilhantes resultados que o IDR tem atingido, a fim de melhorar geneticamente cada vez mais esta raça. Somos o único estado brasileiro, com uma raça que foi criada e desenvolvida pelos paranaenses, para os paranaenses. Esse projeto vai auxiliar os alunos, os professores e os pesquisadores do IDR a desenvolver cada vez mais essa raça", afirma Paulo.

Conforme a professora de Medicina Veterinária e responsável pelo manejo dos animais, Caroline Hoscheid Werle, a Purunã é uma mescla de quatro raças puras e possui diversos diferenciais, entre eles rusticidade, ganho de peso, desenvolvimento e adaptação à nossa região. "Trabalhar com essa raça é muito importante, visando estimular os alunos, mostrar os diferenciais das raças, para eles levarem essa informação para os produtores no campo", comenta Caroline.

Os acadêmicos de Engenharia Agronomia também serão beneficiados com os estudos.  "Essa parceria vai ser essencial para auxiliar o engenheiro agrônomo no manejo das principais raças disponíveis para a produção de corte", ressalta Vanessa.

USO DE DRONE - Ainda sobre a Fazenda Escola da Univel, o curso de Agronomia conta agora com mais um importante aliado para o controle das culturas: o drone Dji Air Mavic 2, a ser utilizado nos cursos que trabalham com a topografia e o geoprocessamento.

Segundo o professor de Agronomia, Ricardo Guicho, a tecnologia é utilizada para demarcação de áreas de plantio, preservação permanente ou reserva legal, além de auxiliar a cuidar da saúde da cultura, verificando o excesso ou o corte hídrico, a fim de identificar doenças antes mesmo que elas atinjam a superfície das folhas. A fazenda conta com uma área de 17,24 hectares

Via: Assessoria Centro Univel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.