Paraná

Com novas conexões, Secretaria de Inovação comemora participação na Smart City 2023

A quarta edição do evento bateu recordes: mais de 15 mil pessoas...

26 mar 23 - 01h34 Redação SOT
Com novas conexões, Secretaria de Inovação comemora participação na Smart City 2023

A quarta edição da Smart City Expo Curitiba 2023 permitiu troca de experiências e integração entre empresas, comunidades inteligentes, serviços públicos e privados. A Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, criada neste ano, fez novos contatos, apresentou ideias e abriu espaço para discussões.

Diversas atividades foram realizadas em três dias de feira pela Secretaria, com destaque para o compartilhamento de experiências entre os municípios, abrindo espaço no estande Smart Paraná, criado em parceria com órgãos e empresas do Estado, para ecossistemas apresentarem cases de sucesso, insigths e talks.

Os municípios e empresas aproveitaram o espaço para demonstrar e destacar seus potenciais e serviços, encontrando similaridades em cases vizinhos. Também identificaram pontos vulneráveis na abordagem de cidades inteligentes e conheceram programas estaduais, como a rede de parques tecnológicos, iniciativas ambientais e transformação digital.

O espaço também foi palco da assinatura de um termo de cooperação da Celepar com três secretarias (Turismo, Cultura e Esporte) para o desenvolvimento de um aplicativo voltado à promoção do turismo na Região Metropolitana de Curitiba.

No último dia do evento, nesta sexta-feira (24), o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, também deu uma palestra sobre governança metropolitana.

“A governança metropolitana na era do compartilhamento é um tema crucial para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades. A colaboração e o compartilhamento de recursos entre as cidades são fundamentais para enfrentar os desafios complexos que a urbanização traz, promovendo igualdade e eficiência da gestão pública”, afirmou.

A governança metropolitana, que é uma espécie de reunião em prol de interesses em comum, também apresenta desafios, como a necessidade de conciliar demandas e prioridades entre as cidades envolvidas. Para superar esses dilemas, é fundamental que as prefeituras envolvidas estejam dispostas a cooperar, desenvolvendo mecanismos que possibilitem diálogo entre as partes interessadas.

SMART CITY – A quarta edição do evento bateu recordes: mais de 15 mil pessoas, representando 26 estados e 450 prefeituras, passaram pela feira, que ainda teve mais de 150 palestrantes. A Smart City Curitiba passou a ser, além do maior evento de cidades inteligentes do País, a segunda maior do mundo entre 40 eventos realizados fora de Barcelona em 14 anos.

O potencial de novos negócios gerados nos três dias do Smart City Expo Curitiba 2023 (SCECWB 2023) foi de R$ 150 milhões. O valor é três vezes maior do que o registrado na edição de 2022.

“Foi um evento sensacional, inspirador, com muitas pessoas envolvidas. Com muita partilha, colaboração, aprendizado e trabalho em conjunto, proporcionamos grandes experiências a prefeitos, autoridades municipais, empresários, estudantes e o terceiro setor”, ressaltou Diego Nogueira, diretor-geral da Secretaria de Inovação.

Para o sócio diretor do iCities, hub de cidades inteligentes responsável pela organização do evento, Caio Castro, a participação e os números evidenciam o sucesso do evento curitibano. “Este ano, tivemos um espaço inédito para receber prefeitos, o City Hall, e, pela primeira vez no Brasil, realizamos o Tomorrow Mobility, maior evento de mobilidade urbana do mundo”, afirmou.

Além de Curitiba, que abriu a série Smart City Expo em 2023, o evento será realizado neste ano em Mérida (México), Bogotá (Colômbia), Santiago del Estero (Argentina), Doha (Catar), Xangai (China), Nova York (EUA) e Barcelona (Espanha). 

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.