Cafelândia confirma 90 casos de Dengue e entra em epidemia
Além disso, é fundamental manter caixas d'água e piscinas sempre limpas e bem fechadas, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue....
Cafelândia está enfrentando uma epidemia de Dengue. A Secretaria de Saúde do município confirmou que dos 608 casos notificados, 90 foram positivos para a doença, enquanto 205 aguardam resultados e 312 foram descartados.
O índice do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) ultrapassou 1%, chegando a 12%, o que é considerado preocupante pelas autoridades de saúde. A secretária de Saúde, Andreia Meurer, pediu a colaboração da população para combater o mosquito transmissor da Dengue.
“Pedimos encarecidamente a população que faça seu dever de casa, eliminando tudo o que acumula água. Reforçamos nossa equipe de Endemias com o PSS, colocamos mais gente na rua, visitando as casas dos moradores, mas ainda é preciso união da comunidade no combate ao Aedes”, destacou Andreia.
Além disso, uma ação conjunta foi realizada entre alguns municípios para tentar baixar o índice de infestação do mosquito. As autoridades de saúde estão temendo um novo colapso no sistema de saúde local, com muitos atendimentos de Dengue.
“Estamos com medo de um novo colapso no sistema de saúde, por isso, reforçamos o pedido para que a população cuide de seu quintal. Sabemos que tivemos dias bastante chuvosos, mas agora estamos com bastante dias de sol e que requerem nossa atenção”, alertou a secretária.
É importante que a população de Cafelândia tome medidas preventivas, como eliminar recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas e vasos de plantas. Além disso, é fundamental manter caixas d'água e piscinas sempre limpas e bem fechadas, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.