22 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Município de Cafelândia confirma primeiro caso de chikungunya e alerta população sobre prevenção

A transmissão da chikungunya é realizada pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, em ambientes urbanos...

Cafelândia registrou o primeiro caso positivo de chikungunya nesta quarta-feira (05). A paciente é uma mulher de 65 anos que havia acabado de se mudar do Paraguai e apresentou sintomas semelhantes aos da dengue, mas com sinais sugestivos de chikungunya. O resultado do teste confirmou a doença.

A transmissão da chikungunya é realizada pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, em ambientes urbanos, e pelo Aedes albopictus em áreas rurais. Os sintomas incluem febre alta, dores intensas nas juntas, pele e olhos avermelhados e irritados, erupções na pele que coçam, conjuntivite, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Para prevenir a doença, é necessário evitar a reprodução dos mosquitos, principalmente eliminando possíveis criadouros em locais que possam acumular água, como recipientes e vasos de plantas. A equipe de endemias já realizou ações de bloqueio com veneno e eliminação de criadouros, mas é fundamental que a população também faça a sua parte mantendo seus quintais limpos.

Ainda que a paciente esteja em bom estado de saúde, é importante que a população esteja atenta aos sintomas e busque atendimento médico em caso de suspeita da doença. Além disso, medidas preventivas devem ser adotadas para evitar novos casos da doença na região.

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade