Paraná

Super-heróis do CMEI Everaldo entram em ação para combater o Aedes aegypti em Toledo

Keli ainda acrescenta que, além das crianças que percorreram as ruas próximas, os m...

06 abr 23 - 02h07 Redação SOT
Super-heróis do CMEI Everaldo entram em ação para combater o Aedes aegypti em Toledo

TOLEDO - Formar um cidadão consciente começa muito cedo. Cientes do seu papel nessa construção, a equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Everaldo Adorno Carvalho, da região do Jardim São Francisco, realiza diversos trabalhos e um deles chamou a atenção. A direção da unidade escolar, juntamente com as professoras, transformaram a educação em saúde numa atividade lúdica e com excelentes resultados. Vestidas de super-heróis, aproximadamente 70 pequenos estudantes, com idade variando de 2 a 3 anos completos, caminham pelo bairro observando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti com a ajuda dos agentes de combate às endemias e profissionais do CMEI.

A atividade aconteceu nesta quarta-feira (05). Conforme a diretora do CMEI, Keli Meyer, a ideia de trajar as crianças de super-heróis surgiu da necessidade de aliar o currículo escolar a temas importantes como a dengue, de forma lúdica e prazerosa, pois é dessa forma que elas aprendem nessa faixa etária. “Ações como essa, mexem com o imaginário das crianças e fazem com que os conhecimentos adquiridos no espaço escolar sejam replicados no ambiente familiar, contribuindo assim na formação de cidadãos mais conscientes”, explica.

Keli ainda acrescenta que, além das crianças que percorreram as ruas próximas, os menores de 2 anos também fazem esse trabalho nas dependências do CMEI. “Todos estão envolvidos e com isso chegamos a 95 crianças recebendo orientações de como combater o mosquito e se prevenir das doenças causadas por ele”. Keli ainda lembra que as fantasias foram confeccionadas pelas professoras, usando materiais disponíveis. “Elas desenharam, cortaram e costuraram. A equipe se envolveu muito com essa ação”. 

A diretora lembrou que este trabalho tem sido realizado com as turmas em separado, mas essa em especial, por conta da vinda dos representantes do Setor de Controle e Combate às Endemias e o personagem ‘Mosquitão’, foi ampliada para todas as turmas. "Estávamos trabalhando em sala, orientado, explicando e, concomitantemente, programamos essa visita dos agentes para uma conversa e explicar que é possível nossos ‘super-heróis’ vencerem o mosquito. E foi isso que aconteceu. Nós só temos a agradecer ao pessoal do Setor de Controle e Combate às Endemias por tornar esse momento ainda mais especial”, reforçou.

Combate às endemias - Se com as crianças o trabalho foi divertido, para a coordenadora de  Controle e Combate às Endemias, Lilian Konig, ele foi emocionante. “É muito bom ver que é possível desenvolver trabalhos de conscientização desde de pequenos. Ver que eles podem enfrentar esse problema. As pessoas perderam o medo da Dengue e das demais doenças causadas pelo Aedes aegypti e com isso corremos sérios riscos. Temos na região diversos municípios passando por sérios problemas e estamos bastante preocupados”, disse. 

Lilian também alertou aos pais para seguirem o exemplo das crianças. “A única forma de vencer a dengue é acabar com os criadouros como os estudantes fizeram hoje”. A coordenadora ainda destacou os bons frutos a partir dos trabalhos intersetoriais desenvolvidos. “A atual gestão tem se preocupado em colocar os diversos setores em contato e só temos a agradecer a Secretaria de Educação por abrir as portas das suas unidades escolares para a Secretaria de Saúde poder atuar”, concluiu. 

Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Ricardo Morante


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.