Prefeitura de Toledo anuncia Embrapa na abertura do Inovameat 2023
Durante a abertura, Lunitti reforçou, além da instalação da Embrapa, a importância de se discutir tecnologias para ampliar a produção e a geração de renda....
O prefeito de Toledo Beto Lunitti anunciou durante a abertura do Inovameat 2023, nesta terça-feira (11), a instalação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no município, com o foco em aves, suínos e peixes. A iniciativa de ter um braço da instituição de pesquisa na cidade foi da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia, Santa Catarina, motivada pela concentração de produtores e frigoríficos na região oeste do Paraná.
Na quinta-feira (13), o presidente da Embrapa, Celso Moretti, assina durante o evento a criação oficial da unidade de Toledo. A UMIPI vai funcionar no Biopark, parque tecnológico de Toledo, e promoverá estudos para que a empresa pública conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas e também possa identificar os possíveis parceiros com quem a Embrapa poderá contar, uma vez que a UMIPI é formada por um modelo de cooperação entre instituições. “Isso permite uma soma de conhecimentos, compartilhamento de infraestrutura, de recursos humanos, entre outras necessidades. A intenção é obter resultados em comum”, secretário do agronegócio, de inovação, turismo e do desenvolvimento econômico de Toledo, Diego Bonaldo.
O chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, enfatizou a receptividade dos gestores de Toledo quando procurados pela instituição. “Estar em Toledo vai facilitar a integração entre a pesquisa e as demandas dos produtores e da agroindústria. Trata-se também de uma unidade mista que pode abranger demais áreas de pesquisa da Embrapa como de tecnologias para pecuária leiteira, florestal e soja, entre outras.” A partir da assinatura, serão levantadas as prioridades locais do setor de proteína animal para início da parceria.
Durante a abertura, Lunitti reforçou, além da instalação da Embrapa, a importância de se discutir tecnologias para ampliar a produção e a geração de renda. “O Inovameat recebe recursos públicos, pois entendemos que precisamos fomentar a cadeia produtiva. Toledo é o maior produtor de alimentos do Paraná, pelo nono ano consecutivo, e precisamos manter e ampliar essa liderança”, concluiu Beto.
Abertura - A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara que enfatizou a pujança da região de Toledo na produção agropecuária e as perspectivas de crescimento. Compuseram a mesa o prefeito de Toledo, o vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Edenilson Copini, a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Anaide Holzbach de Araújo, além do presidente da Câmara Municipal de Toledo, Dudu Barbosa, e de representantes da Embrapa, BRF, Sebrae, Associação Brasileira de Proteína Animal.
O Inovameat Toledo vai até 13 de abril abordando bem-estar animal, inovação e sustentabilidade na cadeia da proteína animal - bovina de corte e leiteira, suína, de aves e peixes. A programação conta com palestras, painéis e minicursos, com palestrantes de renome no agro como o professor Marcos Fava Neves, Marcos Jank, do Centro de Agronegócios Global do Insper e Arthur Igreja da FGV, além da apresentação de novas tecnologias a produtores, agroindústrias e consumidores. Durante o evento ocorre também o Inovameat Conecta, com o objetivo de integrar pesquisadores e geradores de tecnologias a empresas do agronegócio, empreendedores e investidores. Participam das apresentações cinco unidades da Embrapa, startups via Sebrae, parques tecnológicos e universidades.
O evento é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e Sindicato Rural de Toledo, em parceria com a FB Group-Eventos, e conta com o apoio da Prefeitura de Toledo.